Logo RTM

Compartilhe

Colocation: vantagens de contratar um espaço físico para alocar seus servidores
PorRTM
Imagem de servidor para ilustrar texto sobre vantagens de contratar colocation

Mais segurança de dados, com monitoramento 24×7 e menos custos operacionais. Essas são as principais vantagens de contratar um espaço físico para alocar seus servidores. Esse modelo de locação, denominado colocation, vem se consolidando como uma excelente alternativa para diversas instituições que precisam otimizar recursos. Continue a leitura e entenda melhor como funciona!

O que é colocation?

O colocation trata-se de um espaço de co-locação, com infraestrutura completa disponibilizada para hospedar os servidores de uma empresa em um Data Center alugado. O modelo também pode ser traduzido ao pé da letra como “colocação”, visto que se refere ao ato de colocar máquinas num centro de dados externo.

Esse serviço fornece não só o espaço físico, como também todo o suporte necessário para o dia a dia das operações: energia elétrica, conectividade com a internet, sistema de climatização, entre outros recursos. Podemos dizer então que, em um bom colocation, o gestor de TI encontra tudo o que precisa para trabalhar num Data Center de primeira linha, o que é muito vantajoso em termos de economia de tempo e dinheiro.

Afinal, construir um DC do zero envolve um investimento considerável, sem falar nas despesas de manutenção para manter tudo em perfeito estado de funcionamento. Nesse sentido, a locação de um espaço físico com infraestrutura e suporte completos torna-se uma opção de melhor custo-benefício, pois o gestor não terá dor de cabeça com as manutenções e, ao mesmo tempo, estará operando em um espaço seguro.

Quais são as vantagens de utilizar um colocation?

 Falamos no tópico anterior sobre a economia de recursos que se dá com a contratação de um colocation. Um Data Center neste modelo permite que quem usufrui do espaço utilize seus próprios equipamentos, porém, dividindo os gastos de manutenção do local, como a infraestrutura e outros serviços operacionais. 

 Outra vantagem do colocation é em relação à segurança dos processos. Isso envolve desde o controle de acesso ao espaço físico até a possibilidade de contratar o backup dos dados armazenados nas máquinas do Data Center. Tudo isso, é claro, se você estiver contando com um fornecedor especializado no ramo, que se preocupa com a qualidade dos serviços prestados e se mantém de prontidão para oferecer o suporte necessário às operações.

Apesar de se tratar de uma estrutura física alugada, as equipes continuam tendo total autonomia em sua rotina corporativa. Isso porque o gestor continua sendo o responsável pela aquisição e gestão dos recursos de hardware e software. Esses recursos apenas ficarão hospedados no Data Center locado. Portanto, preserva-se a autonomia dos processos sem a necessidade de investir em um DC do zero.

Os diferenciais do colocation da RTM

Falamos da importância de contar com fornecedores especializados para garantir um colocation de primeira linha. Nesse sentido, reforçamos os diferenciais do Data Center da RTM, a infraestrutura física que oferece hospedagem de servidores aliando segurança, economia e praticidade. Vamos aos motivos que justificam o custo-benefício desse investimento:

Segurança física garantida

O Data Center da RTM dispõe de estrutura física e racks para hospedar equipamentos de TI com total segurança, controlando o acesso ao local e monitorando o espaço por um Circuito Fechado de TV (CFTV). Esse quesito é ainda mais fundamental para as empresas que precisam seguir padrões muito rígidos de operação, como as instituições financeiras. Nesse sentido, o colocation da RTM oferece infraestrutura completa para armazenar seus dados de forma segura, no seu próprio equipamento.

Além disso, clientes que optam pela contratação do serviço adicional de backup contam com: 

  • Cópias de segurança dos dados armazenados nas máquinas do Data Center, respondendo pela operação e administração do backup;
  • Restauração em eventuais perdas dos dados de forma acidental;
  • Recuperação dos dados em qualquer problema nos hardwares, ou até provenientes de catástrofes naturais no ambiente do Data Center.

Redução de custos operacionais

Vimos que a redução de custos operacionais é uma das maiores vantagens de contratar um espaço físico para alocar seus servidores, sobretudo para empreendedores que estão começando. Assim, não é preciso arcar com o investimento inicial elevado nem se preocupar com as eventuais “surpresas” que possam surgir no dia a dia de trabalho, já que sempre haverá suporte especializado. 

Por exemplo: em caso de eventuais problemas elétricos, os fornecedores se responsabilizam pela resolução do problema, disponibilizando os serviços de TI da empresa. Assim, as suas operações nunca ficarão interrompidas. Além disso, o Data Center da RTM oferece:

  • Cabeamento de rede aéreo blindado (Cat6A);
  • Fornecimento de energia elétrica com redundância N+1; 
  • Sistema de refrigeração com redundância N+1;
  • Controle ambiental (umidade e temperatura);
  • Detecção e combate a incêndio com FM-200 e VESDA;
  • Controle de acesso com duplo fator de autenticação;
  • Circuito Fechado de TV (CFTV).

Monitoramento 24×7

O monitoramento 24×7 é essencial em diversos segmentos de atuação, como no caso das instituições do mercado financeiro. O Data Center da RTM prioriza esse aspecto, oferecendo ainda a possibilidade de contratar funcionalidades extras de monitoramento e backup de dados. Os serviços contemplam:

  • Monitoramento 24×7;
  • Alertas por e-mail e SMS;
  • Relatórios de desempenho.


Em relação aos processos de monitoração e performance, o Data Center da RTM oferece monitoramento proativo de roteadores, switches, storages e servidores, verificando o estado (up/down), carga de CPU, memória, disco e tempo de resposta. Além disso, fornece diagnóstico de performance das aplicações web.

Esses diferenciais fazem do colocation da RTM o melhor custo-benefício do mercado. Então, se você está precisando dar um up na sua rotina corporativa com um espaço físico seguro, prático e econômico, não deixe de conhecer nossos serviços.

Ajudamos a desenhar a melhor solução para o seu negócio! Entre em contato conosco e saiba mais!

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    A imagem mostra uma foto do gerente de Segurança da Informação da RTM, Renan Barcelos, sorrindo. Ele veste um terno cinza escuro. No canto inferior direito, há um grafismo em vermelho com a pergunta "Fraudes bancárias: como proteger sistemas e clientes?".
    Fraudes bancárias: como proteger sistemas e clientes?
    Imagem de homem pensativo a frente de um laptop dentro do grafismo da RTM com a pegunta escrita ao lado: "O que são contêineres em uma cloud?"
    Como colocar soluções em contêineres em uma cloud?
    Imagem ilustrativa com Renan Barcelos, gerente de Segurança da Informação da RTM para ilustrar matéria sobre sua participação em um Painel de evento sobre Cibersegurança
    Barcelos integra painel sobre segurança