Em tempos de evoluções em meios de pagamento como PIX, mas também open banking e registros de recebíveis – para citar apenas as inovações regulatórias mais recentes –, tudo em meio a uma pandemia que estressou sistemas e mandou organizações inteiras para o home office, decidir quais as melhores soluções de infraestrutura para meios de pagamento é tema corrente entre os CIOs das instituições financeiras.
Assista à live: PIX: Infraestrutura necessária e impactos no mercado
Isso porque, embora elas tenham estrutura para atender a essas inovações, logo mais – ou agora mesmo – essa estrutura precisará ganhar escala, e rápido. mais do que dar início a essas operações, as instituições financeiras terão de garantir a disponibilidade, a velocidade e a capacidade de comportar o alto fluxo de dados à medida que o volume de adeptos aumenta. Além disso, deverão investir em ferramentas de análise em tempo real, como IA e automação.
Já sabemos que elas o farão seja por meio de equipamentos mais potentes em sua infraestrutura própria, seja pela adoção de novos recursos, como uma estratégia híbrida ou multicloud. Mas quais são as melhores soluções em infraestrutura especificamente para os meios de pagamento?
Neste artigo, para responder a essa pergunta, partimos da análise de desafios e vamos apresentar quais as melhores soluções RTM de infraestrutura para as organizações.
Desafios em infraestrutura para meios de pagamento
Há basicamente duas maneiras de uma organização do mercado financeiro aderir a sistemas de pagamentos: por meio da instalação de solução on-premise ou off-premise.
Independentemente da escolha, a conexão com o sistema de pagamentos brasileiro não é tão simples assim: exige soluções em infraestrutura segregada, com maiores demandas em segurança e disponibilidade.
Desse modo, os desafios em infraestrutura para meios de pagamento não são poucos. Em termos tecnológicos, há a complexidade dessa iniciativa, o que implica, em condições de negócio, custos elevados, sobretudo para quem quer inovar. Já quando falamos de compliance, há as novidades regulatórias e os possíveis riscos operacionais. E, por fim, outro desafio é a expertise em infraestrutura para o setor financeiro, nem sempre disponível dentro da organização ou no mercado.
Leia mais: Conheça o ambiente RTM para hospedagem completa do PIX
Soluções RTM
No caso da operação on-premise, a organização vai precisar de recursos, como site contingenciado, links RSFN, além de infraestrutura de segurança e de data center. Nesse modelo, a operação será toda internalizada, eliminando questões contratuais e SLAs, bem como outras preocupações com um fornecedor externo.
Já no caso de um provedor, é feito o outsourcing da infraestrutura para operação no sistema de pagamentos, seja por meio de um PSTI ou não. Com isso, a organização ficará livre tanto da construção quanto da manutenção dessa infraestrutura, o que diminui o investimento inicial na adesão ao meio de pagamento e, consequentemente, democratiza a entrada de instituições menores. Além de aliviar o peso operacional, que fica sob a responsabilidade do provedor.
Mais do que isso, soluções em infraestrutura oferecidas por provedores permitem o pagamento pelo consumo e rápida escalabilidade, o que torna essa a forma mais rápida de participar de um arranjo de pagamentos, mas também de dar escala às operações, quando há demanda.
A RTM tem soluções para quem adota as duas soluções de infraestrutura:
Data Center
Com opção de hosting de seus ativos de TI em infraestrutura ou colocation para seus equipamentos próprios, o data center da RTM atende a todos os padrões de qualidade e segurança exigidos no setor financeiro, além de oferecer equipe especializada para manutenção e sistema de backup.
Assim, ele pode ajudar tanto as instituições que desejam terceirizar a administração de sistemas, licenciamento de softwares e storage de dados, quanto instituições que querem manter as operações em infraestrutura própria, mas desejam terceirizar a manutenção do data center.
Cloud Server
No nosso data center também é oferecida a cloud privada RTM, para você dispor de flexibilidade proporcionada pela elasticidade, segurança e eficiência dessa tecnologia. Com o Cloud Server, é possível atender novas demandas de forma quase imediata, usufruindo da agilidade para inovar e atender ao time to market e reduzir custos com construção, operação e manutenção de uma infraestrutura on-premise.
Você também pode contar com um suporte técnico especializado no setor financeiro em regime 24×7 e todo um sistema de monitoramento de ativos e de segurança para prevenir ataques e invasões.
Encontre a sua solução em infraestrutura para meios de pagamento
Como você já deve ter notado, a verdade é que não há uma solução única quando se fala em infraestrutura, nem uma só possibilidade a ser seguida pelas organizações. A combinação de soluções é a opção mais comum, adequada ao peso de cada meio de pagamento para a instituição participante, ao planejamento estratégico e aos produtos da organização.
Para saber como encontrar a melhor solução em infraestrutura para meios de pagamento para a sua instituição, fale com um de nossos consultores.