Logo RTM

Compartilhe

O que muda com o Open Finance? Descubra as oportunidades para o mercado de investimentos
PorRTM
Thumbnail para o e-book: O que muda com o Open Finance?

É possível comparar o open finance a uma “revolução”. A razão está na sua extensão e nos seus impactos potenciais, capazes de alterar de maneira profunda o que se conhece por serviço financeiro até então. E não apenas para as instituições, mas sobretudo para os clientes.

Não se trata de uma regulação cujas adaptações afetam apenas as instituições. Os efeitos serão sentidos drasticamente pelos consumidores, e ao longo de muito tempo. 

Dada a grandiosidade do modelo, é um desafio avaliar ou determinar de antemão o que virá do open finance, seja em termos de adesão dos clientes, seja de proposições das instituições. Embora exemplos internacionais nos levem a exercícios de imaginação, os resultados dependem dos atores desse modelo e, portanto, são específicos de cada implementação. 

Trabalhar, no contexto local, sob um novo paradigma, tampouco é simples, considerando o nível de risco a que as instituições já estão expostas. As instituições também passarão por fases de adaptação ao modelo.

Ainda assim, o exercício de entender o que mudará e quais as oportunidades do open finance para o Brasil é válido, dadas as expectativas. Essa é também uma forma de criar, levando ao mercado ideias que podem se transformar em projetos reais. 

Foi o que fizemos. Produzimos um e-book para dar ao mercado a nossa visão sobre os efeitos do open finance e as oportunidades que dele decorrem. 

Falamos no momento do open finance, as mudanças e das oportunidades reais para as instituições. Mas, em particular, damos atenção à indústria de investimentos, levantando algumas oportunidades imediatas à indústria. Também falamos de nossa parceria com a Lina, em um produto voltado para o open finance.

No sistema financeiro aberto, os pioneiros aprenderão mais rápido e, consequentemente, colherão os frutos mais rápido. Baixe agora o e-book O que muda com o open finance? Descubra as oportunidades para o mercado de investimentos para complementar a sua visão.

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Imagem de uma mão robótica com a palma virada para cima. Abaixo está escrito "E-book Inteligência artificial e segurança no mercado financeiro: desafios, conformidade e soluções para evitar fraudes e crimes cibernéticos".
    Inteligência artificial e segurança no mercado financeiro
    Imagem em vermelho escuro com a foto de um homem branco, de terno, sorrindo. Ao lado, tem um balão de fala com a afirmação "“Queremos os melhores em serviços de tecnologia para pagamentos, por isso escolhemos a RTM”. Henrique Costa, CTO, e o logo da Pay4Fun.
    Pay4Fun: RTM tem infraestrutura robusta e conhecimento de mercado
    Imagem ilustrativa de um artigo da RTM. Com fundo vermelho e a seguinte pergunta em destaque: O que é sandbox regulatório e como será o novo ambiente de testes da CVM?
    Novo sandbox regulatório: o que muda e como funciona?