Você já ouviu falar em TI Verde? Essa expressão vem do inglês Green IT e descreve uma tendência mundial cujo objetivo é reduzir os impactos da tecnologia no meio ambiente. Para isso, é preciso adotar uma série de práticas de inovação mais sustentáveis.
Se você não sabe o que é TI Verde, leia este artigo para ficar por dentro do conceito, dos benefícios e das aplicações dessa ideia. Confira!
O que é TI Verde?
A TI Verde (ou Tecnologia da Informação Verde) consiste em um conjunto de práticas que têm como objetivo minimizar os efeitos que a produção e o uso das tecnologias podem ter na natureza.
Alguns exemplos dessas ações são optar por equipamentos que consomem menos energia, usar matérias-primas recicladas e substâncias de baixa toxicidade, separar e encaminhar o lixo para reciclagem. E, é claro, tudo isso respeitando a legislação ambiental vigente.
Mas não para por aí: a empresa que investe em Tecnologia da Informação Verde também pode ir além, desenvolvendo planos de ação para eliminar ou reduzir agressões ao meio ambiente de maneira mais organizada e eficiente.
Não perca a 1ª parte do episódio sobre Cidades Inteligentes no ConectaCast.
Por que investir em TI Verde?
A primeira resposta para essa pergunta seria, claro, contribuir para a preservação do meio ambiente.
Isso já é um grande benefício para a empresa e a sociedade no geral. No entanto, as empresas também podem se beneficiar diretamente dos investimentos ao implementar um processo de Tecnologia da Informação mais sustentável.
Para empresas grandes, por exemplo, é um posicionamento estratégico, que pode levar à valorização dos produtos e serviços oferecidos pelo público. Para empresas menores, é possível otimizar processos, tornando-os mais ágeis no cotidiano, o que gera economia de tempo e de dinheiro.
Estas são outras vantagens de investir em TI Verde:
- Gastar menos com energia;
- Melhorar o desempenho da empresa;
- Economizar espaço físico com servidores;
- Reduzir custos com servidores locais e com outros equipamentos;
- Reduzir a emissão de poluentes no meio ambiente;
- Valorizar a marca.
Leia também: Inteligência artificial no mercado financeiro: desafios e oportunidades
Como dar os primeiros passos na adoção da TI Verde na minha empresa?
Se você se convenceu de que investir em tecnologia de uma maneira mais sustentável é uma boa ideia, talvez queira saber como dar os primeiros passos. Para isso, apresentamos algumas dicas:
- Troque equipamentos antigos por versões mais modernas, que consumam menos energia. E mantenha-os desligados quando não estiver usando;
- Abandone o uso de papel, exceto em casos extremamente necessários. Prefira o armazenamento em nuvem, mais seguro e barato, para guardar documentos, além de aplicativos para se comunicar com a equipe;
- Substitua também o armazenamento local de dados por serviços em nuvem, que custam menos, reduzem riscos de perdas e danos às informações e ocupam menos espaço;
- Conecte-se com outros players do mercado, como as startups. Assim, sua empresa conta com a experiência de negócios inovadores, que podem ajudar o seu a adotar práticas mais modernas e sustentáveis.
Gostou dessas dicas sobre TI Verde? Para ler outros textos sobre tecnologia e inovação, acompanhe o blog do Distrito, plataforma de Inovação para grandes empresas, startups e investidores.
Este texto foi escrito e produzido pelo time da Distrito, que conta com a parceria da RTM.