Logo RTM

Compartilhe

Tecnologia e inovação na gestão de fundos: o papel da IA, Machine Learning, Big Data e outras tecnologias
PorRTM
Homem branco jovem de óculos trabalha em um computador de tela plana. A imagem ilustra a capa do e-book sobte tecnologia e inovação na gestão de fundos da RTM.

Em um cenário financeiro em constante evolução, a incorporação estratégica de inovações e tecnologias emergentes está impulsionando a eficiência operacional e fortalecendo a competitividade na gestão de fundos de investimentos.

Dados recentes da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, por exemplo, destacam a ascensão contínua da tecnologia no cenário brasileiro, com um aumento significativo no orçamento destinado a inovações em 2022: R$34,9 bilhões, 

Como a tecnologia desempenha um papel crucial tanto para o agora como para o futuro, entender a relação entre essas ferramentas e o mercado de investimentos é primordial.

Mas o que é tendência e o que é realidade?

A Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Big Data, Cloud Computing, Tokenização de Ativos, Internet das Coisas (IoT) e Metaverso são alguns dos elementos dessa transformação que já chegaram ou estão bem perto de chegar.

A implementação dessas soluções na gestão de fundos oferece benefícios como maior agilidade, transparência, personalização de estratégias e acesso a insights valiosos para a tomada de decisões.

No entanto, isso não quer dizer que não existam desafios, como a necessidade de uma equipe qualificada e a integração cuidadosa dessas inovações à cultura organizacional existente.

É por isso que a comunicação eficaz na gestão de fundos, envolvendo gestores, investidores e equipes internas, vira uma grande peça-chave desse processo e, por isso também, a solução Hub Fundos da RTM entra em cena.

Há uma grande dinâmica e eficácia da gestão inovadora de fundos de investimento enquanto resposta às demandas do mercado financeiro, principalmente quantos e quer  oferecer transparência, eficiência e experiências positivas aos investidores.

Então, como entender toda essa discussão?

No nosso material, você vai entender:

  • O papel da inovação na gestão de fundos de investimento;
  • De tendência à realidade: o uso de tecnologias na gestão de fundos;
  • Inovação na gestão de fundos de investimento: desafios e benefícios;
  • Comunicação: a chave para a gestão eficiente de fundos;
  • Como o Hub Fundos facilita a comunicação e a gestão de fundos de investimento.


Acesse agora!

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Homem de camisa branca digita em um notebook. No lado esquerdo aparece a pergunta: qual a solução ideal de infraestrutura em meios de pagamentos?
    Infraestrutura para meios de pagamento: conheça as soluções da RTM
    noticia-transicao-ceo
    RTM inicia transição de CEO
    Um gráfico aparece em cima de uma mão com a palma pra cima. Ao lado está escrito 'Tecnologia na gestão de ativos".
    Principais inovações tecnológicas aplicadas à gestão de ativos