Logo RTM

Compartilhe

Tecnologia e inovação na gestão de fundos: o papel da IA, Machine Learning, Big Data e outras tecnologias
PorRTM
Homem branco jovem de óculos trabalha em um computador de tela plana. A imagem ilustra a capa do e-book sobte tecnologia e inovação na gestão de fundos da RTM.

Em um cenário financeiro em constante evolução, a incorporação estratégica de inovações e tecnologias emergentes está impulsionando a eficiência operacional e fortalecendo a competitividade na gestão de fundos de investimentos.

Dados recentes da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, por exemplo, destacam a ascensão contínua da tecnologia no cenário brasileiro, com um aumento significativo no orçamento destinado a inovações em 2022: R$34,9 bilhões, 

Como a tecnologia desempenha um papel crucial tanto para o agora como para o futuro, entender a relação entre essas ferramentas e o mercado de investimentos é primordial.

Mas o que é tendência e o que é realidade?

A Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Big Data, Cloud Computing, Tokenização de Ativos, Internet das Coisas (IoT) e Metaverso são alguns dos elementos dessa transformação que já chegaram ou estão bem perto de chegar.

A implementação dessas soluções na gestão de fundos oferece benefícios como maior agilidade, transparência, personalização de estratégias e acesso a insights valiosos para a tomada de decisões.

No entanto, isso não quer dizer que não existam desafios, como a necessidade de uma equipe qualificada e a integração cuidadosa dessas inovações à cultura organizacional existente.

É por isso que a comunicação eficaz na gestão de fundos, envolvendo gestores, investidores e equipes internas, vira uma grande peça-chave desse processo e, por isso também, a solução Hub Fundos da RTM entra em cena.

Há uma grande dinâmica e eficácia da gestão inovadora de fundos de investimento enquanto resposta às demandas do mercado financeiro, principalmente quantos e quer  oferecer transparência, eficiência e experiências positivas aos investidores.

Então, como entender toda essa discussão?

No nosso material, você vai entender:

  • O papel da inovação na gestão de fundos de investimento;
  • De tendência à realidade: o uso de tecnologias na gestão de fundos;
  • Inovação na gestão de fundos de investimento: desafios e benefícios;
  • Comunicação: a chave para a gestão eficiente de fundos;
  • Como o Hub Fundos facilita a comunicação e a gestão de fundos de investimento.


Acesse agora!

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Foto de Aloísio Mota, um homem branco vestido com terno preto e camisa social branca.
    Head de Negócios fala sobre criação do Grupo Consultivo para fundos
    Homem branco digita em um notebook enquanto trabalha em um ambiente com servidores. Ao lado da foto está escrito: Colocation no Data Center do mercado financeiro
    Colocation: vantagens de alocar seus servidores em espaços físicos
    Imagem de uma mão robótica com a palma virada para cima. Abaixo está escrito "E-book Inteligência artificial e segurança no mercado financeiro: desafios, conformidade e soluções para evitar fraudes e crimes cibernéticos".
    Inteligência artificial e segurança no mercado financeiro