Logo RTM

Compartilhe

Sistema de pagamentos instantâneos: infraestrutura necessária para operar no PIX
PorRTM

O primeiro período para adesão das empresas financeiras que desejam se conectar ao PIX, sistema de pagamentos instantâneos que permite realizar transações em qualquer dia e horário, terminou no início de junho. A solução, lançada em fevereiro de 2020, estará em pleno funcionamento em novembro, com a participação de mais de mil instituições financeiras. No final de 2020, deve ser lançado um novo período para adesão.

Para garantir a participação no modelo, as instituições estão em uma verdadeira corrida contra o tempo, buscando soluções para se conectar ao PIX e manter sua operação em funcionamento vinte e quatro horas por dia. Veja a seguir, quais são os recursos e a infraestrutura necessária para operar com segurança no PIX. 

Como se conectar ao sistema de pagamentos instantâneos – PIX?

O Banco Central do Brasil (BACEN) determina que podem participar do arranjo de pagamentos instantâneos do PIX todos os prestadores de serviços de pagamento (PSP), instituições financeiras (IF) e instituições de pagamento (IP) que oferecem serviços de contas para seus clientes. Para isso, será preciso fazer uma conexão com o BACEN, de forma direta ou indireta — por meio de outra instituição que já está conectada ao órgão. 

A instituição que optar por se conectar ao PIX de forma direta, terá que estruturar todos os recursos necessários para operar. Isso incluiu a necessidade de contratação de diferentes serviços, como link dedicado ou link de internet com especificações especiais de segurança, além de investimento em infraestrutura para hospedagem das aplicações e banco de dados, bem como a contratação de empresas especializadas em hospedagem ou Cloud, tendo ainda de fazer toda gestão e monitoramento 24 x 7 x 365.

As empresas que optarem por fazer de forma indireta, podem contratar um fornecedor especializado que fornecerá todos os recursos necessários para conectar ao PIX com segurança e de forma eficiente. Confira a seguir, quais são os recursos que um fornecedor especializado em infraestrutura para instituições financeiras deve oferecer.

Cinco soluções de infraestrutura necessária para se conectar ao PIX

SD WAN

SD-WAN é uma tecnologia para aumentar as opções de conectividade e resolver problemas de gerenciamento de redes. Por meio de uma arquitetura computacional estruturada por hardware e software no core da rede, a SD-WAN consegue que diferentes tipos de acessos (internet dedicada, banda larga, 3G/4G, link dedicado, etc.) se transformem em uma única conexão estável preparada para se adaptar às necessidades de cada aplicação com qualidade de serviço e segurança.

Entre as principais vantagens dessa solução está o painel de gerenciamento e controle centralizado. Por meio desse recurso, é possível controlar a rede de maneira remota e ter acesso às informações sobre o desempenho dos links. 

A SD-WAN reconhece e prioriza, de forma automática, as tarefas que estão trafegando e são mais importantes. Assim, durante uma atividade, se houver falha no link, o sistema redireciona automaticamente para outro e a operação não é interrompida. 

Cloud Link

Com o Cloud Link, as empresas têm conectividade dedicada às principais nuvens públicas do mercado. Para conexão, são utilizados acessos dedicados redundantes, isso elimina a necessidade de utilizar a internet. Dessa forma, as operações são feitas com maior segurança e disponibilidade, sem o risco de sofrer uma interferência externa.

A empresa tem conectividade redundante e segura para acessar as principais nuvens públicas do mercado, com alta velocidade e baixa latência. A solução aumenta a proteção da rede contra falhas de segurança e outros problemas de gerenciamento. 

Data Center

O Data Center deve contar com infraestrutura robusta e segura. Dentro de um ambiente de nuvem privada, as instituições vão ter segurança para armazenar seus dados, sem a preocupação de ter que gerenciar esse recurso.

Um fornecedor ficará responsável por fazer a gestão da solução, permitindo que a instituição financeira tenha tempo para focar no core business do seu negócio. A solução deve ser configurada com alto grau de redundância, oferecer contingência para sistemas críticos, ter monitoramento, backup das informações, entre outros recursos. 

Link Dedicado

O link dedicado é um caminho exclusivo para corporações que necessitam de total garantia de velocidade e disponibilidade de conexão. Na internet, grande parte dos problemas de conexão são causados pelo congestionamento de muitos usuários tentando usar a mesma rede. Com um link dedicado, os usuários da sua rede não terão problemas com lentidão ou indisponibilidade, por exemplo.

Internet segura

O ambiente de operações financeiras deve ser seguro para que as negociações sejam realizadas. Com o sistema de pagamentos instantâneos do Bacen, as transações passarão a ser realizadas a qualquer momento do dia e da semana, isso exige que a instituição redobre sua segurança para garantir a proteção de seus dados e de seus clientes. A RTM, por exemplo, possui serviço anti-DDoS aplicado aos links de internet, que garante proteção contra ataques de negação de serviço (DDoS).

O ambiente deve ser monitorado durante todo o tempo em que o cliente pode utilizá-lo. Soluções de monitoramento ininterrupto acompanham as movimentações na rede e identificam comportamentos suspeitos, que são reportados a uma equipe técnica especializada para combater qualquer ameaça. 

Estar preparado para se conectar ao PIX vai exigir que a sua empresa invista em soluções que garantam a execução e continuidade das operações, em qualquer ambiente. Contar com um fornecedor especializado em infraestrutura de TI para instituições financeiras é o mais indicado para quem quer ter segurança e eficiência no sistema de pagamentos instatâneos, sem perder o foco no que é mais importante para o negócio. 

Leia também: 

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Foto de Adriane Rêgo, uma mulher branca, de cabelos lisos e castanhos de tamanho médio, com uma blusa preta de listas brancas. A imagem ilustra seu artigo sobre tokenização da economia.
    Economia tokenizada: realidade, perspectivas e oportunidades para o mercado
    Mulher de cabelos loiros e lisos e usando óculos digitando em um notebook.
    Panorama: o papel da cloud nas instituições bancárias brasileiras
    Homem negro utilizando um tablet.
    Pentest: saiba como funciona o teste de intrusão