Logo RTM

Compartilhe

Renan representa GT de resiliência cibernética do mercado em fórum do Banco Central
PorRTM

Renan representa GT de resiliência cibernética  do mercado em fórum do Banco CentralA convite do Banco Central, no dia 30 de abril, nosso gerente de Segurança, Renan Barcelos, participou do Fórum de Resiliência Operacional do Sistema Financeiro, promovido pela Autoridade para apresentar as iniciativas do Parc, Programa de Aprimoramento da Resiliência Cibernética do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Barcelos representou o Grupo de Trabalho de Resiliência Cibernética criado por empresas denominadas Infraestruturas do Mercado Financeiro (IMFs), do qual fazem parte BC, Selic, Banco do Brasil, Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), B3, Serasa Experian e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Durante o encontro, o Banco Central apresentou o programa e propôs o desenvolvimento de testes cibernéticos entre os participantes e provedores de serviço.

O Parc tem como objetivo assegurar uma visão integrada e sistêmica da exposição das instituições participantes do SFN e do SPB ao risco cibernético. Além disso, o programa também visa desenvolver ações de prevenção e resposta a fraudes em sistema de pagamentos; incidentes cibernéticos que possam acarretar vazamento de informações pessoais ou protegidas por sigilo bancário; e indisponibilidade dos serviços e funções críticos para estabilidade financeira.

O evento reuniu representantes de Acrefi, ANBIMA, ABBC, Febraban, entre outras entidades.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Um gráfico aparece em cima de uma mão com a palma pra cima. Ao lado está escrito 'Tecnologia na gestão de ativos".
    Principais inovações tecnológicas aplicadas à gestão de ativos
    Foto de nosso diretor de unidade de nuvem, André Nazário, dentro do grafismo da RTM com o texto: "Por que usar um orquestrador de contêiners gerenciados?"
    Contêiners gerenciados: quais as vantagens de contar com esse modelo?
    Imagem para post do Infográfico: Retrospectiva do mercado financeiro em 2023 e perspectivas para 2024
    Você sabe como o mercado financeiro brasileiro se destacou em 2023?