Logo RTM

Compartilhe

Buy Now Pay Later (BNPL) ou Save Now Pay Later (SNPL)? Diferenças e oportunidades para bancos e meios de pagamentos
PorRTM
Uma mulher loira em um escritório com uma prancheta na mão sorri enquanto lê.

O Buy Now Pay Later (BNPL) é uma modalidade de pagamento alternativa, revolucionando a maneira como os consumidores realizam suas compras. De forma diferente, mas também inovadora, Save Now Buy Later (SNBL) também tem sido uma nova tendência.

E, pensando especificamente no BNPL, o cenário vai continuar sendo positivo: as projeções do Statista indicam um aumento de quase 450 bilhões de dólares em transações entre 2021 e 2026. Esse crescimento supera até mesmo a impressionante taxa de expansão de quase 400% observada entre 2019 e 2021.

No setor financeiro, o BNPL e o SNPL têm proporcionado benefícios tanto para os consumidores quanto para as instituições.

Os consumidores podem adquirir bens e serviços de alto valor sem a necessidade de fazer um pagamento integral imediato, proporcionando-lhes maior poder de compra e flexibilidade orçamentária. 

Por outro lado, as instituições financeiras e de crédito têm a oportunidade de atrair novos clientes, aumentar a fidelidade dos clientes existentes e impulsionar o volume de negócios.

Qual é a diferença entre os modelos e como as instituições podem aproveitá-los?

Mas o que difere esses dois formatos? O principal ponto que diferencia  os modelos BNPL e SNPL é a forma como os consumidores lidam com o pagamento. 

No BNPL, os consumidores fazem a compra imediata e adiam o pagamento em parcelas, enquanto no SNPL, eles economizam antecipadamente para realizar a compra posteriormente. 

As instituições financeiras podem aproveitar esses modelos oferecendo serviços personalizados. Para o BNPL, podem formar parcerias com varejistas, fornecendo opções de pagamento flexíveis. 

Para o SNPL, podem desenvolver contas de poupança específicas e programas de recompensas para incentivar a cultura de poupança. 

Ambos os modelos permitem às instituições expandir sua base de clientes e atender às necessidades dos consumidores.

Quer entender com mais detalhe sobre o tema? Leia nosso ebook sobre o assunto!

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    CEO da RTM, Marcio Castro em foto ornada os grafismos formando correntes para representar o Blockchain, assunto da entrevista
    CEO explica como o Blockchain as a Service pode incentivar a adesão à tokenização
    Foto de Adriane Rêgo, uma mulher branca, de cabelos lisos e castanhos de tamanho médio, com uma blusa preta de listas brancas. A imagem ilustra seu artigo sobre tokenização da economia.
    Economia tokenizada: realidade, perspectivas e oportunidades para o mercado
    Mulher de cabelos loiros e lisos e usando óculos digitando em um notebook.
    Panorama: o papel da cloud nas instituições bancárias brasileiras