Logo RTM

Compartilhe

Qual a importância do uso de UX no mercado financeiro?
PorRTM
Capa do episódio do podcast ConectaCast sobre UX no mercado financeiro.

Em uma era tão digital como a atual, investir na melhora da Experiência do Usuário (ou UX, em inglês) é muito importante para quem deseja ser mais competitivo. Não é à toa que o uso de UX no mercado financeiro vem se tornando mais comum, até nas instituições mais tradicionais.

É claro que este movimento foi puxado principalmente pelas fintechs, que já nascem 100% digitais. Elas mostram que um trabalho bem-feito nos canais de atendimento e na contratação de serviços online pode fazer muita diferença para atrair e reter clientes.

Mas antes de mais nada, é importante esclarecer o que significa Experiência do Usuário, User Experience ou UX.

UX ou User Experience

Muito mais que apenas a usabilidade de um aplicativo, o UX se refere a tudo que envolve a experiência do cliente na sua empresa, seja como ele interage ao solicitar um produto, ao requisitar um atendimento, ao navegar no site, ao visitar seu estabelecimento e até poder dar um feedback no pós-venda, e por aí vai. Isso vale tanto para o ambiente online quando o físico.

O objetivo é garantir que tudo que o cliente vá consumir relacionado a sua empresa seja agradável ou positivo. E para isso, é preciso o envolvimento de especialistas em design, que irão mapear estratégias para que a percepção do usuário ao se comunicar com sua empresa, em todas as etapas, seja boa.

Os benefícios de ter um UX bem estruturado são muitos: as taxas de venda tendem a aumentar quando o cliente tem boa experiência em seus canais; ajuda a engajar o público e a torná-lo um promotor da sua empresa; pode reduzir custos, já que um projeto bem desenhado proporciona menos ocorrências e necessidade de suporte; torna seus produtos mais competitivos porque atende necessidades reais dos clientes; entre outros.

O UX no mercado financeiro

O uso de canais digitais no setor financeiro, que já vinha crescendo, ganhou ainda mais força a partir de 2020. O digital first se tornou uma necessidade com a pandemia e as regras de distanciamento social, o que levou as empresas do setor financeiro a investirem mais em tecnologias para este fim.

Segundo a pesquisa da Febraban sobre Tecnologia Bancária de 2021, pela primeira vez, o mobile banking representa, hoje, mais da metade do total de transações bancárias realizadas no país. Só em 2020, houve um salto de 64% no uso dessa modalidade.

Como todo este cenário, o UX se tornou mais que um diferencial: é uma necessidade nas instituições financeiras. O mundo atual é totalmente digital e remoto, e os usuários exigem por uma experiência útil e positiva nestes canais.

Mas como as instituições financeiras estão aplicando estas estratégias?

O episódio #12 do ConectaCast responde esta questão, falando sobre o crescimento de estratégias relacionadas a este trabalho de design nas empresas do setor. Diana Costa, especialista em UX e Designer de Produtos, e Jorge Ernesto Luz, Superintendente de Redes do Banco Itaú, foram os convidados, junto da apresentação de Mayara Mota.

Aperte o play e escute! 

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    A imagem mostra uma foto do gerente de Segurança da Informação da RTM, Renan Barcelos, sorrindo. Ele veste um terno cinza escuro. No canto inferior direito, há um grafismo em vermelho com a pergunta "Fraudes bancárias: como proteger sistemas e clientes?".
    Fraudes bancárias: como proteger sistemas e clientes?
    Imagem de homem pensativo a frente de um laptop dentro do grafismo da RTM com a pegunta escrita ao lado: "O que são contêineres em uma cloud?"
    Como colocar soluções em contêineres em uma cloud?
    Imagem ilustrativa com Renan Barcelos, gerente de Segurança da Informação da RTM para ilustrar matéria sobre sua participação em um Painel de evento sobre Cibersegurança
    Barcelos integra painel sobre segurança