Logo RTM

Compartilhe

Como garantir integridade de transações em meios de pagamentos?
PorRTM

Quando o assunto é compensação e liquidação de ordens eletrônicas de débito e crédito, é preciso levar em conta um fator central em termos de compliance para a integridade dos meios de pagamentos: o envio de informações das instituições para a CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos)

Se a formalização da participação no Sistema de Liquidação de Cartões (SLC) de credenciadores, subadquirentes e marketplaces para realizar as suas transações financeiras por meio da CIP é relativamente simples, desenvolver a infraestrutura para a conectividade necessária para a comunicação com o Siloc — sistema da CIP — dentro de casa não é

O motivo é a complexidade da comunicação, que envolve links dedicados, IBM connect direct, certificado digital e um sistema de mensageria que traduza os arquivos para o padrão CIP e os transmita com segurança, o que requer o layout de mensagens ASLC criptografadas, por exemplo.

É para facilitar a integridade e conformidade de meios de pagamentos a essa demanda regulatória que as instituições buscam ferramentas de fornecedores externos, que reúnam o conhecimento da regulamentação, tenham soluções prontas para uso e, acima de tudo, suporte e vários cases de adequação na bagagem, a fim de evitar qualquer problema na adequação. 

Se a sua instituição está buscando agora um produto para adequar a comunicação de meios de pagamento com a CIP, neste post você vai conhecer a solução da RTM, que torna esse fluxo de informações ainda mais eficiente.

Como funcionam as regras da CIP e de que forma elas afetam o fluxo dos meios de pagamentos

Com a criação do SLC (Sistema de Liquidação Centralizada), que estabeleceu a centralização da compensação e liquidação das ordens eletrônicas de débito e crédito em grade única, a CIP se tornou o único prestador desse serviço.

Com isso, desde novembro de 2017, é o sistema da câmara que recebe todas as informações enviadas pelas bandeiras de cartão e pelos adquirentes. O papel dela é recolher e consolidar essas informações para, em seguida, liberar a liquidação para as instituições de domicílio.

Atendendo à Circular nº 3.765 de 2015 do Banco Central, os bancos e demais instituições de meios de pagamento passaram a enviar para a Câmara de Pagamentos as informações para liberação de pagamentos nas transações referentes a compras com cartão de débito e crédito, observando normas como a gestão centralizada de riscos de falha e a garantia de liquidação tempestiva das transações na mesma data.

Mas as instituições que estão fazendo a adequação sentem as dificuldades de fazer essa comunicação. A boa notícia é que, para além de optar por criar internamente, há algumas maneiras de fazer essa adequação com praticidade e, ainda assim, garantir a segurança de toda a comunicação das instituições com a CIP. Uma delas é o RTM Hub, solução desenvolvida pela RTM que você vai conhecer na seção abaixo.

RTM Hub: flexibilidade, segurança e suporte técnico no envio de dados para a CIP e outros meios de pagamento

O rtm hub é uma solução voltada para recepção, transformação e envio de arquivos com ordens de compensação e liquidação das operações de cartão de débito, crédito e antecipação de recebíveis que permite acompanhar o processamento e o retorno das informações que serão enviadas para a CIP.  

Assim, ele atende tanto a circular nº 3.952/19, enviando as agendas de recebíveis e recebendo de travas das registradoras com criptografia, quanto a circular nº 3.765/15, comunicando as ordens de pagamento.

Seus principais diferenciais são a flexibilidade para contratação do serviço, a conversão de diferentes tipos de arquivos para o layout exigido pela CIP, a segurança no envio de dados e o suporte técnico especializado no setor financeiro. 

Flexibilidade do modelo SaaS

A ativação do rtm hub é ágil porque ele é integrado por meio de API ao sistema da instituição participante, que requisita a transformação e envio das ordens de compensação e liquidação para a CIP no layout padrão, com a criptografia necessária, dentro dos horários das grades. 

No dashboard do sistema, a instituição acompanha o processamento em tempo real. No caso de quaisquer divergências, a RTM comunica por meio de SMS, e-mail ou telefone. 

Isso significa que o RTM Hub é todo gerido pela equipe da RTM, responsável pelo desenvolvimento e sustentação da infraestrutura tecnológica para o sistema rodar. Já a instituição, após a integração, paga pelo uso, isto é, com base na quantidade de transações que são enviadas para a CIP. 

Com a plataforma, a instituição participante de meios de pagamento alcança o compliance com o Bacen de maneira simples: sem investimento em servidores e data centers, sem ter de gerenciar uma grande equipe focada neste projeto dentro de casa e sem as preocupações com compliance, transformando CAPEX em OPEX e facilitando a escalabilidade da solução. 

Conversão de diferentes tipos de arquivos

Além de acesso à infraestrutura específica exigida para a comunicação com a CIP, o RTM Hub tem a vantagem de converter diferentes tipos de arquivos para o layout exigido pela CIP. Isso dá rapidez à oferta da infraestrutura após a contratação.

Segurança de ponta a ponta

Como é o RTM Hub que gerencia a plataforma de recebimento e troca de arquivos eletrônicos, a segurança no envio de dados e informações para a Câmara de Pagamentos fica por nossa conta. 

Para isso, seguimos as normas do Bacen, com canal de comunicação seguro por meio de conexão criptografada (SFTP) para o envio de arquivos para a CIP, estrutura de firewalls e regras de segurança para dar ainda mais robustez ao isolamento do sistema.

Além disso, no que diz respeito à resiliência da infraestrutura, o rtm hub conta com uma rede de servidores virtuais com alta disponibilidade, redundância de equipamentos e data centers distintos, fornecendo conectividade privada e protegida.

Suporte técnico especializado

Com expertise no atendimento ao mercado financeiro, a RTM construiu uma equipe de técnicos qualificados para efetuar o monitoramento e o gerenciamento de um sistema altamente crítico para as instituições. 

Por isso, a RTM não vai deixar os desenvolvedores da instituição na mão, seja na hora de fazer a integração da API, seja na homologação, seja no caso de alguma falha. 

Principais funcionalidades do RTM Hub

Confira abaixo as principais funcionalidades da ferramenta para a sua empresa e como ela pode solucionar demandas no envio de informações para a CIP:

  • Dashboard Executivo: possibilidade de realizar o monitoramento das operações realizadas, que estão prestes a serem feitas e que possuem divergências por meio de um dashboard intuitivo. 
  • Flexibilidade: conversão e gerenciamento dos arquivos em ordens de liquidação de operações para o layout padronizado pela CIP por meio de uma plataforma inteligente.
  • Conferência: capacidade para identificar qualquer tipo de retornos de inconsistências no envio de informações por meio de uma solução robusta.
  • Visibilidade: visualização de todos os status das grades e estatísticas por IAP, bandeira, débito, crédito e estabelecimentos no dashboard executivo.
  • Praticidade: gerenciamento das melhores grades de horários de envio e recebimento dos arquivos para a CIP de acordo com as rotinas da sua empresa.

Entenda como a antecipação de recebíveis funciona e de que forma o RTM Hub pode ajudar sua instituição a se adaptar.

Integridade de meio de pagamentos rápida e segura

Entrar em conformidade com as normas do Bacen, garantindo a integridade dos meios de pagamentos da instituição, pode ser um processo complexo para instituições que ainda não conhecem o caminho das pedras. 

Com parceiros que criaram uma plataforma SaaS para acelerar a adequação e tocaram os processos para variadas instituições, o processo se torna simples e rápido. Com isso, a instituição vai saltar automaticamente várias etapas de investimento, energia e tempo em criação de infraestrutura, desenvolvimento e manutenção.

O RTM Hub é uma dessas plataformas e foi pensado por profissionais especialistas em compliance para empresas do setor financeiro.

Converse com um consultor RTM para saber como o RTM Hub pode ajudar especificamente a sua empresa!

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Imagem de uma mão robótica com a palma virada para cima. Abaixo está escrito "E-book Inteligência artificial e segurança no mercado financeiro: desafios, conformidade e soluções para evitar fraudes e crimes cibernéticos".
    Inteligência artificial e segurança no mercado financeiro
    Imagem em vermelho escuro com a foto de um homem branco, de terno, sorrindo. Ao lado, tem um balão de fala com a afirmação "“Queremos os melhores em serviços de tecnologia para pagamentos, por isso escolhemos a RTM”. Henrique Costa, CTO, e o logo da Pay4Fun.
    Pay4Fun: RTM tem infraestrutura robusta e conhecimento de mercado
    Imagem ilustrativa de um artigo da RTM. Com fundo vermelho e a seguinte pergunta em destaque: O que é sandbox regulatório e como será o novo ambiente de testes da CVM?
    Novo sandbox regulatório: o que muda e como funciona?