Logo RTM

Compartilhe

TI Verde: como a área de tecnologia pode ser mais sustentável?
PorRTM

ti-verde-sustentabilidade

Você já ouviu falar em TI Verde? Essa expressão vem do inglês Green IT e descreve uma tendência mundial cujo objetivo é reduzir os impactos da tecnologia no meio ambiente. Para isso, é preciso adotar uma série de práticas de inovação mais sustentáveis.

Se você não sabe o que é TI Verde, leia este artigo para ficar por dentro do conceito, dos benefícios e das aplicações dessa ideia. Confira!

O que é TI Verde?

A TI Verde (ou Tecnologia da Informação Verde) consiste em um conjunto de práticas que têm como objetivo minimizar os efeitos que a produção e o uso das tecnologias podem ter na natureza.

Alguns exemplos dessas ações são optar por equipamentos que consomem menos energia, usar matérias-primas recicladas e substâncias de baixa toxicidade, separar e encaminhar o lixo para reciclagem. E, é claro, tudo isso respeitando a legislação ambiental vigente.

Mas não para por aí: a empresa que investe em Tecnologia da Informação Verde também pode ir além, desenvolvendo planos de ação para eliminar ou reduzir agressões ao meio ambiente de maneira mais organizada e eficiente.

Não perca a 1ª parte do episódio sobre Cidades Inteligentes no ConectaCast.

Por que investir em TI Verde?

A primeira resposta para essa pergunta seria, claro, contribuir para a preservação do meio ambiente.

Isso já é um grande benefício para a empresa e a sociedade no geral. No entanto, as empresas também podem se beneficiar diretamente dos investimentos ao implementar um processo de Tecnologia da Informação mais sustentável.

Para empresas grandes, por exemplo, é um posicionamento estratégico, que pode levar à valorização dos produtos e serviços oferecidos pelo público. Para empresas menores, é possível otimizar processos, tornando-os mais ágeis no cotidiano, o que gera economia de tempo e de dinheiro.

Estas são outras vantagens de investir em TI Verde:

  • Gastar menos com energia;
  • Melhorar o desempenho da empresa;
  • Economizar espaço físico com servidores;
  • Reduzir custos com servidores locais e com outros equipamentos;
  • Reduzir a emissão de poluentes no meio ambiente;
  • Valorizar a marca.

Leia também: Inteligência artificial no mercado financeiro: desafios e oportunidades

Como dar os primeiros passos na adoção da TI Verde na minha empresa?

Se você se convenceu de que investir em tecnologia de uma maneira mais sustentável é uma boa ideia, talvez queira saber como dar os primeiros passos. Para isso, apresentamos algumas dicas:

  • Troque equipamentos antigos por versões mais modernas, que consumam menos energia. E mantenha-os desligados quando não estiver usando;
  • Abandone o uso de papel, exceto em casos extremamente necessários. Prefira o armazenamento em nuvem, mais seguro e barato, para guardar documentos, além de aplicativos para se comunicar com a equipe;
  • Substitua também o armazenamento local de dados por serviços em nuvem, que custam menos, reduzem riscos de perdas e danos às informações e ocupam menos espaço;
  • Conecte-se com outros players do mercado, como as startups. Assim, sua empresa conta com a experiência de negócios inovadores, que podem ajudar o seu a adotar práticas mais modernas e sustentáveis.

Gostou dessas dicas sobre TI Verde? Para ler outros textos sobre tecnologia e inovação, acompanhe o blog do Distrito, plataforma de Inovação para grandes empresas, startups e investidores.

Este texto foi escrito e produzido pelo time da Distrito, que conta com a parceria da RTM. 

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Foto de Aloísio Mota, um homem branco vestido com terno preto e camisa social branca.
    Head de Negócios fala sobre criação do Grupo Consultivo para fundos
    Homem branco digita em um notebook enquanto trabalha em um ambiente com servidores. Ao lado da foto está escrito: Colocation no Data Center do mercado financeiro
    Colocation: vantagens de alocar seus servidores em espaços físicos
    Imagem de uma mão robótica com a palma virada para cima. Abaixo está escrito "E-book Inteligência artificial e segurança no mercado financeiro: desafios, conformidade e soluções para evitar fraudes e crimes cibernéticos".
    Inteligência artificial e segurança no mercado financeiro