Em 2025, a RTM avançou em ações estratégicas para ampliar serviços e fortalecer a integração do mercado financeiro.
Selecionamos nossas iniciativas mais marcantes do ano. Confira!
Aquisição da Galgo S.A.
Em mais um importante passo rumo a integração tecnológica do setor, a RTM adquiriu a empresa Galgo S.A., responsável pelo desenvolvimento de sistemas para a indústria de fundos. A iniciativa possibilitou uma rede de serviços ainda mais robusta, padronizada e totalmente digital, incluindo a comunicação de dados referenciais de PL e Cota, além do passivo de fundos.
Expansão do Cloud Services
Para atender o aumento de 100% da demanda pelo Cloud Services, a RTM criou uma infraestrutura de Data Center em Santana de Parnaíba (SP), garantindo um terceira zona de disponibilidade à nuvem. A estratégia reforça a redundância e o disaster recovery. Além disso, o Data Center possui certificação TIER 3 de eficiência operacional, com alta disponibilidade e capacidade para resistência a falhas.
A localização bem próxima ao centro de dados da B3 também permite que os clientes da nuvem Cloud Services tenham baixíssima latência para os ambientes de negociação da Bolsa de Valores.
Marketplace de soluções tecnológicas
A nuvem da RTM passou a oferecer um marketplace de soluções SaaS, APIs e outras ferramentas para facilitar o acesso de instituições de todos os portes a diferentes tipos de serviços tecnológicos proporcionados por parceiros.
O ambiente permite uma contratação mais ágil, descomplicada e de menor custo, com o benefício do suporte técnico especializado da RTM. Atualmente, já é possível contratar soluções de inteligência regulatória da FIRA, plataformas de low code da Vericode, de atendimento e marketing da Instant, de IA generativa da 7COMm, além de softwares para aplicativos financeiros da Lydians e de tesouraria da Virtual Software.
Aderência ao Pix e Open Finance
Para facilitar a adaptação das instituições participantes do Pix à Resolução BCB nº 406, que entrará em vigor ainda em 2026, a RTM forneceu uma solução que já contempla todas as necessidades de infraestrutura e conectividade para atender ao Open Finance e à Jornada Sem Redirecionamento, que inclui o Pix por Aproximação e por Biometria.
O serviço, oferecido em parceria com a Lina Open X, já é homologado pelo Banco Central e integrado aos principais bancos do país.
Outras soluções e novidades
Ao longo de 2025, a RTM também lançou novas soluções tecnológicas e funcionalidades proporcionando maior eficiência aos participantes do mercado.
A AssetNet foi disponibilizada logo no início do ano para oferecer às assets e gestoras uma forma acessível e segura de se conectarem a diferentes provedores do setor.
No Cloud Services foi implementado o assistente virtual LightSpeed. Baseada em Inteligência Artificial, a tecnologia oferece respostas contextualizadas sobre o ambiente de nuvem do cliente por meio uma linguagem natural.
Na área de Pagamentos, o Hub Conciliação, solução que proporciona às subcredenciadoras visibilidade sobre vendas e divergências, ganhou nova funcionalidade passando a oferecer monitoramento da taxa de interchange, beneficiando ainda mais a saúde financeira da instituição.
Para apoiar usuários do Service Bureau, a RTM e a Swift criaram a Community Onboarding oferecendo auxílio na instalação e utilização de APIs do Pre-Validation. A iniciativa capacitou times de tecnologia e permitiu diminuir erros nos envios das mensagens de transações internacionais.
Onde estivemos em 2025
Febraban Tech | Videocast, palestras e encontros
Um dos destaques de 2025 foi a participação da RTM na feira de tecnologia bancária Febraban Tech. De forma inédita, a RTM montou uma programação de palestras dentro do estande, trazendo especialistas do mercado para falar sobre tokenização, Pi e Open Finance, infraestrutura para fundos, criptografia pós-quântica, IA no backoffice e otimização de custos na nuvem.
O espaço também foi palco para a gravação de novos episódios do RTM Trends, um videocast sobre tecnologia e inovação para o mercado financeiro. A temporada contou com a participação de executivos de empresas como Red Hat, XP, ANBIMA e Paynet para falar sobre computação confidencial, transformação digital em pagamentos e impactos de resoluções como CVM 210 e CVM 175.
Rio Innovation Week
O CEO da RTM, Marcio Castro, e o Head de Tecnologia, Inovação e Dados da RTM, Luis Alberto Tavares, participaram de painéis sobre infraestrutura financeira e inovações tecnológicas no mercado na 5ª edição do Rio Innovation Week.
Em “Infraestrutura Financeira: Como a integração de sistemas está redesenhando o mercado de finanças e seguros?”, Icaro Demarchi, professor do IBMEC, Eduardo Juliano, superintendente executivo de Produtos de Seguros da Núclea e Eduardo Prillwitz, CEO da Prill, debateram junto com Castro a perspectiva da Inteligência Artificial assumindo um papel cada vez mais importante no futuro do setor.
Já no painel “Tecnologias que vão transformar o mercado financeiro “, Rodrigo Caggiano (Capitare), Mônica Magalhães (Moovers) e Lucas Lucena (ANBIMA) se juntaram ao Tavares para falar sobre as inovações tecnológicas que muito provavelmente estarão no nosso futuro, como computação quântica, Web3, inteligência artificial e recursos de cibersegurança.
Red Hat Summit: Connect
Em 2025, a RTM patrocinou o Red Hat Summit: Connect, evento que conecta líderes, profissionais da tecnologia e membros da comunidade Cloud para falar sobre o presente e o futuro da Inteligência Artificial.
No estande, a nuvem RTM Cloud Services foi o principal destaque. Os consultores mostraram como as funcionalidades da Red Hat, incluindo recursos de IA, combinadas à estrutura em nuvem da RTM podem trazer maior eficiência às operações das instituições.
Próximo capítulo: 2026
Em 2026, a empresa avança com projetos que visam promover maior maturidade operacional ao mercado por meio da inovação. Dentre eles, há iniciativas para o aperfeiçoamento contínuo de serviços, buscando elevar a experiência do cliente, e para modernização de redes, infraestruturas (Data Center e Cloud) e plataformas digitais de Fundos, Pagamentos e Crédito.
Ao longo do ano, também será lançado um novo serviço de atendimento com o Portal RTM Vision e de emissão de Legal Entity Identifier (LEI).
Assim, a RTM segue construindo um caminho consistente de evolução tecnológica, com soluções que acompanham o ritmo do mercado e geram valor real aos clientes.


