De transações recordes a fortalecimento de certos formatos, o ano foi marcado por eventos importantes para o cenário econômico — principalmente pela tecnologia bancária.
A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) revelou um aumento de 10,1% nas transações com cartão de janeiro a setembro de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior.
Nesse ano, também, o Pix continuou a surpreender, registrando uma impressionante marca de 152,7 milhões de transferências instantâneas, conforme relatado pelo Banco Central (BC).
Esse feito superou o recorde anterior em 4 de agosto, evidenciando a crescente aceitação e utilidade do sistema.
A B3 também contou uma receita total de R$2,5 bilhões, alinhada com os trimestres anteriores.
E o segmento Tecnologia, Dados e Serviços da B3 teve uma receita significativa de R$473,3 milhões, destacando o papel essencial da tecnologia nas operações financeiras.
Pensando e ampliando principalmente no papel da tecnologia durante esses 12 meses, alguns eventos e nomes merecem ser citados:
- Marco Legal das Criptomoedas;
- Resolução BCB n° 295;
- Resolução CVM 175;
- Novo Marco Cambial;
- Open Investment;
- Drex;
- Bioeconomia;
A chegada do Drex, o Open Investment e a ascensão da bioeconomia também sinalizam um futuro dinâmico e sustentável.
Por isso, quando olhamos para o horizonte de 2024, algumas tendências se destacam: a transformação digital persistirá, impulsionada por tecnologias avançadas, a consolidação do open finance e o foco na sustentabilidade financeira serão pontos-chave.
Quer entender melhor a retrospectiva sobre 2023 e o que esperar para o novo ano? Então acesse nosso material!