Em 2023, expandimos nossa atuação para atender novas necessidades do setor financeiro, como o Drex e o Open Finance e reforçamos a infraestrutura de Data center e cloud, aumentando a área de racks e incorporando o contêiner multinuvem OpenShift da Red Hat. Confira, a seguir, a evolução de algumas das soluções que oferecemos.
Ainda no 1º semestre do ano, finalizamos a expansão da infraestrutura do nosso Data Center em São Paulo, aumentando em 50% a área de colocation.
Em função da crescente demanda por serviços de nuvem, criamos uma diretoria dedicada à Cloud, liderada pelo especialista André Nazário, também CEO da BYNE, startup de comunicação crítica que faz parte do grupo RTM. Desde 2021, oferecemos a solução Cloud Services, projetada para atender todas as necessidades de uma instituição financeira, com segurança, autonomia e suporte especializado. Hoje 132 instituições utilizam os serviços de cloud da RTM, reforçando sua importância para o segmento.
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Redução do prazo de transferência
Sinqia e BRITech – Ao longo do ano, duas grandes empresas se integraram à plataforma: a Sinqia, provedora de softwares ao setor financeiro, e a BRITech, que fornece soluções para participantes do ecossistema de gestão de investimentos. Com a adesão, ambas as empresas conseguiram oferecer mais visibilidade e eficácia no fluxo de transações de fundos aos seus clientes.
Módulos – Contando desde 2022 com funcionalidades de portabilidade, integralização de cotas e cadastro centralizado, a plataforma hub fundos passará a oferecer a partir de janeiro a opção de Due Diligence, ou diligência prévia, na qual as instituições utilizam um sistema para realizar uma avaliação de risco da contraparte, com investigação e verificação de dados, fruto de parceria firmada no final do ano com a startup iaas!, especializada em soluções para gestoras e consultorias de investimento.
Também no ano passado, lançamos uma nova mesa de operações, o Trade One, que tem um formato mais compacto e já vem pronto para utilização, basta conectar à internet. Seu sistema é o Community, plataforma que facilita a comunicação com traders e operadores do mercado, permitindo buscar usuários, acessar hotlines e gravar e auditar conversas.
A Cloud9 da Symphony foi integrada ao nosso serviço de hotlines, que passou a oferecer uma linha direta com instituições financeiras e traders de fora do Brasil. Os usuários podem ter acesso a mais de 12.000 operadores e cerca de mil empresas de outros países, que utilizam a ferramenta estrangeira.
Com ajuda da Inteligência Artificial, o nosso serviço de Gestão de Vulnerabilidades ficou ainda mais assertivo ao sugerir diferentes soluções para possíveis problemas ou brechas de cibersegurança. A funcionalidade alerta as equipes técnicas, indicando o que fazer para mitigar os riscos. Além disso, fornece dashboards e relatórios sobre as vulnerabilidades do sistema, permitindo ser mais estratégico e eficiente.
Em 2023, o Banco Central iniciou a implementação da 4ª fase do Open Finance para a ampliação do compartilhamento de dados sobre outros tipos de produtos, como seguros, investimentos e câmbio. A adaptação tecnológica das instituições foi feita de forma escalonada, com um cronograma. Para atender as instituições que precisam se adequar nesta nova etapa, oferecemos duas modalidades - Data Pull e Data Push – permitem um consumo inteligente e seguro dos dados, além de já estar em compliance com todas as regulamentações. Lançada em 2022, em parceria com a Lina Infratech, a solução cresceu 90% em número de clientes.
Desenvolvida para atuar em ambientes críticos, a solução é um hub inteligente, dividido em módulos, que atende empresas de arranjos de pagamentos que precisam estar em compliance com as regulamentações BCB nº 150 e BCB nº 264 do Banco Central. No final de 2023, 87 instituições utilizavam o Hub Pagamentos – SLC, Domicílio ou Registradoras – para ter conectividade segura e criptografada com a Núclea (antiga CIP) ou B3.