Logo RTM

Compartilhe

Hub Fundos completa 1 ano em funcionamento
PorRTM
Imagem para a matéria sobre um ano do Hub Fundos

Desenvolvida para melhorar a comunicação entre players da indústria de fundos de investimentos, a plataforma HUB Fundos completou um ano de funcionamento, com uma gama variada de funcionalidades.

 

“Em uma indústria que possui mais de R$ 7.5 trilhões investidos em quase 30 mil fundos, com a tendência de crescer, a utilização de uma plataforma como o Hub Fundos, que automatiza processos, melhorando a visibilidade sobre eles, torna-se uma opção muito interessante para obter mais eficiência operacional”.
Aloísio Mota, head de Negócios da RTM.

A integração à plataforma é rápida, podendo ser feita via website, arquivo ou API, oferecendo um retorno praticamente imediato no fluxo operacional das instituições. A comunicação entre players – distribuidores, gestores, custodiantes e administradores – é toda feita no padrão internacional ISO 20022 ou nos layouts utilizados pelas instituições.

Liquidação via Clearing da B3

O Hub Fundos está integrado à plataforma Clearing da B3, proporcionando aos distribuidores e/ou administradores a realização do registro e liquidação de cotas de fundos de investimento de forma automatizada.

“Com a integração, a solução ganha mais eficiência operacional e traz benefícios para o mercado ao possibilitar a liquidação financeira via B3, o registro das cotas distribuídas por conta e ordem, para fins do cumprimento da CVM 175, facilidade nos processos de conciliação e utilização de demais serviços providos pela B3, como o registro de contratos de gravames”.
Carlos Alcantara, diretor de Depositária e Operações da B3.

 

Principais serviços do Hub Fundos:

Integralização de cotas ou movimentações de aplicações e resgates

A Sinqia, empresa de softwares para o mercado financeiro, se integrou à plataforma para automatizar a integralização de cotas de fundos. Com a parceria, instituições clientes da Sinqia poderão centralizar os dados no Hub Fundos, facilitando a movimentação de aplicações e resgastes e a obtenção da trilha para auditoria.

Saiba mais sobre a integração da Sinqia.

 

“Com a integração da solução, proporcionamos uma experiência unificada que permite controle e monitoramento de todas as operações de fundos em um único ambiente. Isso traz mais eficiência, visibilidade e supervisão para o fluxo de transações de fundos, beneficiando especialmente as equipes de backoffice. Nossa colaboração tem um impacto direto na padronização e automação da comunicação entre os players envolvidos em operações de integralização e portabilidade de cotas de fundos de investimento, tudo isso sem impor adaptações onerosas aos sistemas internos das instituições envolvidas”
Ricardo Pacheco, Diretor Executivo de Fundos e Investimentos da Sinqia.

A BRITech, que oferece soluções aos participantes do ecossistema de gestão de investimentos, aderiu à plataforma em janeiro deste ano, promovendo a integração do legado de distribuição de fundos da empresa ao Hub Fundos. A iniciativa vem acelerando a padronização e a eficiência operacional das instituições distribuidoras no processamento de boletas.

Saiba mais sobre a integração da BRITech.

 

“Nós, na BRITech, atuamos em diversos players de mercado, como assets e wealth management, distribuidores por conta-e-ordem, escrituradores e administradores de fundos, sempre ajudamos nossos clientes no processo de comunicação entre players. Mas com a integração do Hub Fundos à nossa tecnologia, estamos alavancando os processos para cada player: gestão de caixa no gestor, geração de ordens para os alocadores de capital, o risco operacional e de liquidação nos distribuidores, e velocidade aos administradores.”
Luiz Gasparelo, Co-Founder e Chief Product Officer for Global Markets da BRITech.

Portabilidade de cotas

Uma das vantagens da automatização da portabilidade de cotas pelo Hub Fundos é a simplificação e a agilidade deste processo. A solução vem ganhando novos adeptos nos últimos meses, que estão passando pela fase de testes. Uma das instituições que já está com a portabilidade operacional é o BTG Pactual. Mário Martins, diretor de Tecnologia do BTG, falou sobre a experiência do banco com o Hub Fundos em webinar promovido pela RTM, que também teve a participação da CVM e da ANBIMA.

 

“Saímos da casa das dezenas para ir para centenas de transferências de contas por dia. Conseguimos acompanhar o processo de forma detalhada, dando andamento mais rapidamente, aumentando a volumetria. Essa conectividade trouxe para o nosso time uma eficiência operacional muito grande e melhor experiência para o cliente, com mais segurança e efetividade operacional. Já batemos um recorde, em uma fusão entre distribuidores, de 1,5 mil transferências de portabilidade entre casas feitas em um dia”.
Mário Martins, diretor de Tecnologia do BTG.

Cadastro de fundos e instituições

A funcionalidade de Cadastro Centralizado permite criar um workflow mais escalável para a troca de informações sobre fundos e instituições entre players. Atualmente, este processo é realizado por meio de fichas cadastrais que não seguem um padrão, gerando alta complexidade especialmente para o trabalho de backoffice.

Na solução que está sendo desenvolvida, será possível preencher e compartilhar uma ficha padronizada e totalmente digital, melhorando todo este processo. O serviço já conta com sua versão MVP (Minimum Viable Product) lançada e está sendo testado por players do mercado.

Duo Diligence

Está em desenvolvimento uma solução de Due Diligence no Hub Fundos para facilitar processos de diligência do mercado, realizados para avaliar os riscos em um relacionamento com um fornecedor. Para isso, é preciso cumprir rígidos protocolos na troca de informações e alinhamentos entre as partes. Etapas como compartilhamento do questionário, preenchimento das informações, análise das respostas e avaliação de risco podem se tornar demoradas sem uma ferramenta adequada que gerencie esse fluxo. A nova funcionalidade promoverá uma esteira centralizada que irá melhorar esse processo, gerando notificações e facilitando o compliance.

A previsão de entrega da primeira versão é outubro deste ano, e a plataforma já conta com parceiros que prometem atender o fluxo de ponta a ponta.

Eventos societários

Também já com uma versão MVP, a solução para Eventos Societários do Hub Fundos promoverá mais fluidez na troca de informações entre administradores e distribuidores, padronizando todo o fluxo para convocação de assembleia, retorno dos votos, deliberação e divulgação de comunicados. A perspectiva é promover uma escala operacional para a indústria que, anualmente, conta com uma grande quantidade de eventos a serem realizados.

Acesse a página do Hub Fundos para conhecer a solução.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    e-book-tecnologias-para-meios-de-pagamentos
    Tecnologias para meios de pagamentos:  tendências para acompanhar de perto
    Montagem com quatro fotos dos participantes dos episódios do videocast RTM Trends
    RTM Trends ganha novos episódios
    Foto do estande da RTM no Febraban Tech 2024 com movimentação de pessoas.
    Número recorde de visitantes em estande no Febraban Tech 2024