O trabalho remoto é cada vez mais necessário e importante para as instituições financeiras. Durante o período de quarentena do Covid-19, diversas empresas do setor tiveram que adaptar seus meios de operação para garantir a realização de tarefas e o trabalho das equipes à distância. Mas mesmo antes da pandemia, o trabalho remoto já era considerado uma das grandes tendências para o setor financeiro. Isso porque, o home office oferece uma série de vantagens, como mobilidade, redução de custos, estímulo à inovação, maior produtividade das equipes e até novas oportunidades de negócios.
Embora a viabilização do trabalho remoto ainda represente uma grande mudança para as instituições financeiras, esse processo faz parte da transformação digital prevista para o setor. Além de modernizar seus ambientes de trabalho, as empresas do setor financeiro também devem investir em soluções que ampliam a mobilidade e agilidade das equipes, proporcionando melhores experiências para os funcionários.
Para isso, é essencial contar com ferramentas de apoio que garantam a segurança de dados, uma comunicação direta, a disponibilidade das informações, assim como a conformidade com as normas de compliance do setor, entre outros pontos. É o caso das linhas privadas de comunicação da RTM, as Hotlines. Neste artigo, você vai conhecer as diferentes modalidades e recursos da Hotline da RTM e saber como esse serviço também garante a mobilidade e a segurança para os profissionais, proporcionando uma série de benefícios para o trabalho remoto. Confira!
Como as Hotlines da RTM viabilizam o trabalho remoto para traders
As negociações financeiras para traders exigem uma infraestrutura local específica e uma série de equipamentos, como uma mesa de operações e serviços de telefonia. E isso pode ser uma dificuldade em situações onde há necessidade do home office. Pensando nisso, a RTM adicionou novos recursos às Hotlines para viabilizar o trabalho remoto dos operadores, fornecendo uma linha de comunicação privada, segura e ágil, tal como se o colaborador estivesse em um ambiente corporativo. Para isso, não é preciso criar “pequenas centrais” com infraestrutura própria em cada residência ou realizar um grande investimento financeiro. A RTM conta uma central de atendimento específica e personalizada para possibilitar o acesso as Hotlines através de ligações a partir de celulares ou web, conectando os operadores que trabalham no modelo remoto, seja a partir de um site de contingência ou de casa, com outras instituições financeiras, o Banco Central e a Secretaria do Tesouro Nacional. Essa central de atendimento é ágil, segura e atende às normas de compliance para o trabalho remoto nas instituições financeiras, que exigem a gravação das chamadas e das operações realizadas por traders. Ela funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, e não tem limites para o número de acessos ou de contas conectadas por instituição. Cada linha é única e permite que os operadores realizem suas negociações com o máximo de eficiência, mesmo fora do ambiente tradicional de trabalho. Entenda, a seguir, como essa central de atendimento para Hotlines funciona e as diferentes modalidades de serviço da RTM.Modalidades das Hotlines da RTM para ampliar a mobilidade dos traders
O serviço de Hotlines da RTM é composto por uma estrutura robusta, com uma série de recursos avançados que garantem a segurança das linhas privadas. Para viabilizar o trabalho remoto, a RTM conta com o Trade Remote Control. Trata-se de uma central de telefonia exclusiva para o mercado financeiro que recebe as chamadas dos traders, faz a autenticação do usuário e conecta os profissionais aos outros operadores do mercado. Essas chamadas são gravadas, criptografadas e armazenadas na nuvem privada da RTM. Dessa forma, não importa de onde o operador está trabalhando. Basta que ele use um telefone fixo ou celular de sua propriedade e ligue para essa central de atendimento. Assim, a RTM irá conectá-lo com segurança e agilidade aos demais operadores do mercado — algo inédito para o setor financeiro, que ainda trabalha em sua grande maioria nos modelos tradicionais em escritórios físicos. Além do Trade Remote Control, que permite aos usuários o acesso às hotlines por telefone e celular e também a realização de chamadas externas (caso necessário), o serviço de Hotline da RTM conta com o Trade Remote Web Lite. Essa modalidade de serviço permite que o operador acesse uma plataforma web, na qual ele pode controlar as Hotlines, selecionando quais e com quantas deseja ouvir e falar. A chamada pode ser realizada diretamente na WEB, pelo computador, celular ou tablet, ou ainda por telefone tradicional, realizando uma chamada a central da RTM que o libera com um código de acesso. A comunicação ocorre de maneira privada, sem que os demais envolvidos ouçam as informações na chamada ativa. As ligações são gravadas automaticamente e individualmente, e podem ser acessadas pelo compliance via computador, tablet ou celular na plataforma web.Outras modalidades e recursos
Com os serviços de Trade Remote Control e Trade Remote Web Lite as instituições já garantem o máximo de segurança e eficiência para os operadores realizarem suas negociações de modo remoto. Para complementar esses serviços, a RTM oferece ainda outros três recursos para ampliar o controle remoto das linhas privadas. São eles:- Trade Solution Home Office: A console turret do Trade Solution agora pode ser utilizada também em home office, através de um link de internet comum, de maneira transparente ao usuário, que permanece com todas as funções do sistema, podendo acessar todas as hotlines e receber ou fazer chamadas pela telefonia da sua instituição. A conexão é feita diretamente aos data centers da RTM, oferecendo segurança e robustez, sem necessitar de nenhum componente adicional, como VPN.
- Hotline-Multi-Way: permite adicionar uma ou mais pontas em uma Hotline, para o compartilhamento da linha entre usuários de uma mesma instituição em localidades distintas.
- Chamada externa: através da estrutura do Trade Remote Access e Trade Remote Web Lite, o usuário consegue realizar chamadas telefônicas para qualquer número externo à sua instituição, podendo esse número ser fixo, móvel, local ou longa distância, fazendo com que todas as ligações sejam gravadas e armazenadas com segurança.
- Trade Record: realiza a gravação de voz da Hotline na nuvem privada da RTM, armazenando os dados em data centers separados geograficamente. Por meio de uma interface web, é possível filtrar, escutar e realizar o download das gravações, garantindo altos níveis de governança e controle exigidos pela CVM e B3 PQO.
E quais são os outros benefícios que a RTM oferece?
Além das diferentes modalidades e recursos das Hotlines para o trabalho remoto, a RTM oferece:- Agilidade na ativação e atendimento especializado: após a contratação do serviço, a ativação da plataforma acontece de forma bem rápida, permitindo que a empresa não tenha mais nenhum problema com a comunicação. Isso porque a RTM é especialista no mercado financeiro, e tem vasta experiência na ativação e atendimento às instituições do setor.
- Adequação às normas de compliance: todas as ligações remotas são gravadas e armazenadas, atendendo à Circular da CVM nº2/2020, que trata do plano de contingência para o mercado em razão do Covid-19.
- Total sigilo e segurança na comunicação: nenhum outro profissional tem acesso ao conteúdo que está sendo compartilhado nas chamadas. Não é possível acessar a mesma linha que está em uso. Além disso, as Hotlines da RTM passam pelas avaliações de controle de segurança mais rígidas do mercado para garantir o máximo de proteção para as empresas.
- Flexibilidade para integrar diferentes tecnologias: as Hotlines podem ser integradas com diferentes ferramentas que a empresa já utiliza. Com isso, evita que seja necessário adquirir outros recursos para se adaptar ao novo sistema.
- Custo fixo independente da utilização e localidade: o valor da chamada é fixo para qualquer localidade que o profissional precisar ligar. Isso garante a redução de custos para as empresas.