Logo RTM

Compartilhe

Due Diligence e compliance: entenda a relação no mercado financeiro
PorRTM
Mulher negra de camisa azul claro está sentada em uma mesa de madeira. Ela olha para o notebook com a mão na boca aparentando estar pensativa. Em destaque vermelho no centro há a pergunta: Due diligence e compliance, qual a relação?

As regulamentações financeiras são rigorosas e têm o objetivo de proteger os investidores, garantir a integridade do mercado e prevenir atividades ilegais, como lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. É por isso que termos como Due Diligence e compliance tem grande peso dentro do mercado financeiro. 

Enquanto o primeiro ajuda a minimizar o risco de tomar decisões comerciais ou financeiras com base em informações imprecisas, o segundo envolve controles internos, políticas e procedimentos para garantir que uma instituição financeira esteja em conformidade.

Mas por que elas estão tão relacionadas e como o Due Diligence entra dentro do mercado de investimentos? É o que vamos ver agora. 

Na gestão de fundos, incorporar tecnologia e inovação é essencial. Está na hora de compreender o  papel da IA, Machine Learning, Big Data e outras tecnologias nisso!

A relação entre Due Diligence e compliance no  mercado financeiro 

A relação entre Due Diligence e compliance no mercado financeiro é intrínseca e complementar. 

O Due Diligence desempenha um papel fundamental na garantia da conformidade com as regulamentações do mercado financeiro; já o compliance fornece o quadro regulatório e as diretrizes para conduzir um Due Diligence eficaz.

É essa investigação abrangente das partes envolvidas em transações financeiras que vai garantir a avaliação de riscos e a identificação de potenciais problemas legais, regulatórios, financeiros ou éticos.

Essa análise detalhada ajuda as instituições financeiras a garantirem que todas as transações e investimentos estejam alinhados com as regulamentações aplicáveis, minimizando o risco de violações regulatórias.

Além disso, o Due Diligence contribui para a transparência e integridade das operações financeiras, promovendo a confiança dos investidores e do mercado como um todo.

Somado a isso, a Instrução CVM 175 estabelece diretrizes para a realização de processos de Due Diligence em ofertas públicas de distribuição de valores mobiliários, incluindo fundos de investimento, debêntures, ações, entre outros instrumentos financeiros.

O objetivo principal dessa regulamentação é simples: garantir que os investidores recebam informações precisas, transparentes e relevantes para tomar decisões de investimento informadas e proteger seus interesses.

Sendo assim, ao negligenciar essa investigação, problemas naturalmente surgem:

  • Falha em identificar informações financeiras fraudulentas ou enganosas em uma empresa alvo de aquisição, resultando em perdas financeiras significativas para os investidores;
  • Não detecção de questões legais pendentes ou litígios em potencial relacionados a uma transação financeira, o que pode levar a processos judiciais dispendiosos e danos à reputação;
  • Desconformidade com regulamentações anti-lavagem de dinheiro (AML) e combate ao financiamento do terrorismo (CFT), expondo a instituição financeira ao risco de sanções regulatórias e multas.

Como realizar Due Diligence no mercado de investimentos?

O Due Diligence e o compliance desempenham um papel crucial no processo de conformidade no mercado de investimentos, exigindo uma abordagem sistemática e abrangente para investigar e avaliar diversos aspectos de uma oportunidade de investimento.

O Hub Fundos da RTM incorpora essa funcionalidade a partir da avaliação de risco da contraparte por meio de investigação e verificação de dados.

Em poucas palavras, é um sistema de diligência prévia de forma individualizada, com criptografia e trilha para auditoria.

Essa funcionalidade reflete uma premissa fundamental da instituição que constitui o fundo, e de acordo com as normas estabelecidas pela CVM 175, essa responsabilidade é atribuída às gestoras. 

Para fornecer essa solução, a RTM estabeleceu uma parceria com a startup iaas!, especializada em inovações para gestoras e consultorias de investimento.

Falando em inovação, você sabe em quais fatores o mercado deve ficar de olho nos próximos anos? Nosso material dá algumas dicas!

Due Diligence conectado à gestão de fundos 

Pensando na gestão como um todo, o Hub Fundos é uma plataforma desenvolvida pela RTM, que atua como um hub integrador do setor financeiro.

A plataforma existe por um propósito muito claro: automatizar a comunicação entre os principais players da indústria de fundos de investimento, incluindo gestores, custodiantes, administradores e distribuidores.

Além da diligência, o Hub Fundos oferece uma variedade de funcionalidades que facilitam a gestão de fundos de investimento. São elas:

  1. Automatização da portabilidade de cotas de fundos de investimento;
  2. Transmissão de  ordens de movimentação (aplicação e resgate) em um sistema automatizado e de fácil comunicação;
  3. Melhora do workflow na troca de informações sobre fundos e instituições entre players;
  4. Entrega de mais fluidez no fluxo de convocação de assembleia, retorno de votos, deliberação e divulgação de comunicados.

A plataforma veio para solucionar dificuldades e padronizar a comunicação entre os players do setor. Aproveite para conhecer tudo sobre o Hub Fundos!

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    e-book-tecnologias-para-meios-de-pagamentos
    Tecnologias para meios de pagamentos:  tendências para acompanhar de perto
    Montagem com quatro fotos dos participantes dos episódios do videocast RTM Trends
    RTM Trends ganha novos episódios
    Foto do estande da RTM no Febraban Tech 2024 com movimentação de pessoas.
    Número recorde de visitantes em estande no Febraban Tech 2024