Logo RTM

Compartilhe

Conheça os critérios ESG e como eles impactam nos investimentos
PorRTM
Conheça os critérios ESG e como eles impactam nos investimentos
Conheça os critérios ESG e como eles impactam nos investimentos

Você sabia que 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis? Os dados, divulgados em uma pesquisa feita pela Union + Webster, comprovam uma tendência de consumo que é mundial: cada vez mais as pessoas se preocupam com o impacto que os produtos e serviços que consomem podem causar no planeta.

Números como esses mostram também que negócios que se preocupam com sustentabilidade preservam não só o meio ambiente, como também a própria competitividade no mercado. E, mais do que isso, essas empresas também são vistas com bons olhos pelos investidores

Sim, a preocupação com o meio ambiente tem mudado também o mundo dos investimentos, que passa a levar em conta critérios de sustentabilidade. Nesse contexto, surge uma nova sigla: ESG (environmental, social and governance, ou, em português, ambiental, social e de governança).

Mas o que isso quer dizer, exatamente? Como esses critérios impactam os investimentos que sua empresa pode receber? Leia o artigo para descobrir!

O que é ESG?

ESG é um conjunto de valores e critérios éticos que servem como guia para o que uma empresa produz. Ao desenvolver seus produtos ou serviços, a organização deve levar em conta questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

De maneira prática, a empresa entende que os recursos de que ela precisa para produzir são finitos e que, portanto, a escolha mais inteligente é utilizá-los de forma consciente.

Veja mais detalhes sobre cada uma das letras que compõem a sigla ESG:

  • Environmental (ambiental): tem relação com a maneira como a empresa usa recursos como água e energia, assim como com o que lança no meio ambiente — lixo, gases, dentre outros.
  • Social: inclui os direitos trabalhistas e outros temas sociais, como o respeito à diversidade e a relação com a comunidade em que a empresa está inserida.
  • Governança: são as práticas, regras e processos pelos quais uma empresa é gerida, devendo equilibrar os diferentes interesses dos diversos stakeholders, que incluem clientes, fornecedores, governo e comunidade.

Como os critérios ESG impactam nos investimentos?

No mundo dos investimentos, o ESG é aquele investimento que inclui questões ambientais, sociais e de governança, e não somente métricas financeiras, como tradicionalmente ocorre. Dessa forma, é possível avaliar a empresa de maneira mais integral.

Para permitir o monitoramento desses critérios, as empresas que recebem investimentos devem publicar declarações com frequência. Mas isso também pode ser feito de outras formas, como por meio da imprensa. Uma matéria que divulga que determinado negócio não cumpre com suas obrigações trabalhistas, por exemplo, pode ser bastante prejudicial. A empresa denunciada pode ver o preço de suas ações despencar.

Para os investidores, há muitas vantagens, sendo a principal delas a redução de riscos. Isso porque, com essas informações, ele pode entender melhor como a empresa conduz os negócios, tomar decisões com mais segurança e ter a garantia de que está fazendo um investimento sustentável no longo prazo.

E você, já sabia o que e ESG? Como você pôde ver, ter uma empresa sustentável traz benefícios que vão muito além de ajudar o meio ambiente!

Este texto foi escrito e produzido pelo time da Distrito, que conta com a parceria da RTM. 

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Imagem de uma mão robótica com a palma virada para cima. Abaixo está escrito "E-book Inteligência artificial e segurança no mercado financeiro: desafios, conformidade e soluções para evitar fraudes e crimes cibernéticos".
    Inteligência artificial e segurança no mercado financeiro
    Imagem em vermelho escuro com a foto de um homem branco, de terno, sorrindo. Ao lado, tem um balão de fala com a afirmação "“Queremos os melhores em serviços de tecnologia para pagamentos, por isso escolhemos a RTM”. Henrique Costa, CTO, e o logo da Pay4Fun.
    Pay4Fun: RTM tem infraestrutura robusta e conhecimento de mercado
    Imagem ilustrativa de um artigo da RTM. Com fundo vermelho e a seguinte pergunta em destaque: O que é sandbox regulatório e como será o novo ambiente de testes da CVM?
    Novo sandbox regulatório: o que muda e como funciona?