Logo RTM

Compartilhe

CEO fala sobre plataforma para comunicação entre players de fundos
PorRTM

Recentemente, a RTM anunciou que está desenvolvendo o Hub Fundos, plataforma inédita para integralização de cotas de fundos de investimentos, que irá melhorar a comunicação entre os players desta indústria. A solução busca tornar a troca de informações entre gestores, custodiantes, administradores e distribuidores mais ágil e eficiente, padronizando as mensagens e convertendo os layouts existentes no mercado. A previsão é que a primeira fase do projeto esteja concluída já em fevereiro de 2022.

André Mello, CEO da RTM

O CEO André Mello falou ao Conexão sobre a iniciativa, explicando como irá funcionar, as tecnologias que estão sendo utilizadas e quais impactos esperados para os públicos envolvidos.

Como surgiu a ideia do RTM Hub Fundos?

R: O Hub Fundos surgiu de uma demanda do próprio mercado, que chegou até nós através da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). A indústria de fundos de investimentos vem crescendo muito e é um ambiente de muitos players, onde a troca de informações é intensa. Só para se ter uma ideia, o número de fundos aumentou 149% nos últimos dez anos, e o número de contas 178% no mesmo período. 

As instituições estão comercializando produtos de diversos gestores, ampliando seu portfólio, e permitindo que os investidores possam transferir seus recursos entre as distribuidoras, o que exige uma rápida comunicação para melhorar a experiência do cliente e a eficiência dos processos. O Hub Fundos veio para fazer isso, agilizar esta troca de dados entre players.

Como é a comunicação entre os players da indústria de fundos hoje?

R: Atualmente, boa parte dos processos ainda é realizada de forma manual e pouco eficiente, utilizando ferramentas como e-mail e telefone. Não há uma padronização dos dados que são trocados entre os players. Isto tudo gera um grande gargalo operacional e dificuldades para o acompanhamento dos status das operações, portabilidade de investimentos e cadastro de novos clientes, além de dificultar a movimentação dos fundos ao longo do dia.

De que forma o RTM Hub Fundos vai melhorar esta comunicação? Quais são os benefícios?

R: A RTM vai atuar como um agente neutro nesta comunicação, fornecendo o sistema para os players da indústria. Gestores, custodiantes, administradores e distribuidores de fundos de investimentos poderão trocar informações com muito mais transparência, em tempo real.

As mensagens terão layout padronizado pela RTM, seguindo o padrão ISO 20022 para tornar a comunicação mais transparente. O objetivo é criar um módulo de compatibilidade entre as instituições. Assim, facilitará as consultas de status de liquidação, a portabilidade de fundos e o onboarding de novos players e clientes. Tudo poderá ser feito via um portal web, simplificando os processos.

Também irá reduzir gargalos em dias de muito volume, como em datas de eventos de come-cotas.

Quais impactos são esperados para a indústria?

R: Com uma comunicação mais rápida e eficiente, acreditamos que a solução irá acarretar uma significativa redução de custos operacionais. E isso pode representar um aumento de receita para os players em até 5%.

Que tecnologias estão sendo utilizadas no RTM Hub Fundos para a integração dos players?

R: A integralização das cotas dos fundos de investimento será realizada por meio de um sistema de APIs (Interface de Programação de Aplicações), mesma tecnologia que está sendo usada para o Open Banking. Ou seja, é uma solução que já está pronta para o Open Finance. Além disso, o Hub Fundos é um sistema totalmente seguro, com recursos de criptografia e cumprindo todos os requisitos para compliance, incluindo a CVM 555.

Saiba mais sobre a plataforma aqui.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    e-book-tecnologias-para-meios-de-pagamentos
    Tecnologias para meios de pagamentos:  tendências para acompanhar de perto
    Montagem com quatro fotos dos participantes dos episódios do videocast RTM Trends
    RTM Trends ganha novos episódios
    Foto do estande da RTM no Febraban Tech 2024 com movimentação de pessoas.
    Número recorde de visitantes em estande no Febraban Tech 2024