As instituições financeiras estão cada vez mais adeptas às nuvens públicas pela flexibilidade e capacidade de adaptação que este tipo de infraestrutura é capaz de proporcionar. Mas há alguns serviços críticos deste setor que necessitam de uma camada de segurança a mais para serem acessados.
Um exemplo é quando uma instituição de pagamento precisa acessar o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) ou o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) para transações Pix, porém seus servidores estão em uma nuvem pública. É neste ponto que a RTM pode ajudar oferecendo a solução Cloud Link para conexão à RSFN (Rede do Sistema Financeiro Nacional). Com isso, a instituição trafegará de forma segura e com baixa latência até os data centers da RTM, onde estarão os links RSFN, que possibilitarão acesso ao SPB e ao SPI.
O Cloud Link pode ser utilizado para acessar diversos outros serviços críticos, como os provedores disponíveis na Financial Net da RTM, o SWIFT, vendors, dentre outros.
A fintech Celcoin é uma das clientes desta solução e a utiliza para se conectar ao provedor Tecban e sua rede Banco24Horas. Confira aqui o estudo de caso da Celcoin.
O Cloud Link usa acesso privado para não precisar passar pela internet, tornando a comunicação mais segura e eliminando o risco de interferências externas. Além disso, as três principais nuvens do mercado – Google Cloud, Amazon Web Services (AWS) e Microsoft Azure – têm redundâncias com saídas distintas em SP e no Rio, proporcionando uma contingência efetiva nas duas localidades. Isto é importante para garantir o pleno funcionamento dos acessos aos serviços contratados.
Para saber mais sobre a solução Cloud Link, entre em contato preenchendo o formulário no nosso site.