A partir do dia 2 de janeiro de 2026, todas as instituições participantes do Pix devem estar aptas a oferecer o Pix por Aproximação ou Biometria e aderentes ao Open Finance, segundo a Resolução BCB nº 406.
A RTM, em parceria com a Lina Open X, oferece uma solução já homologada pelo Banco Central e integrada aos principais bancos do país, que contempla tudo que uma instituição precisa para estar no Open Finance. A integração ao software é por meio de APIs, que permitem validar transações em tempo real.
O Pix por Aproximação ou por Biometria faz parte da Jornada Sem Redirecionamento, que propõe um fluxo de pagamento mais fluido, sem interrupções. O cliente poderá realizar o Pix na página onde a transação foi iniciada, sem a necessidade de entrar no aplicativo da conta.
A experiência permite um pagamento mais rápido e com menor risco de fraude aos usuários, mas também é benéfico para as instituições, pois proporciona maior velocidade às transações, sendo positivo para ambientes com alto fluxo de caixa.
“Os clientes que ainda não estão adaptados à BCB 406 precisam agilizar este processo para atender todas as necessidades técnicas e regulatórias envolvidas. Nossa equipe e a da Lina Open X conseguem prestar todo o suporte necessário para as instituições iniciarem a adequação às exigências do Bacen”, declara o diretor de Negócios da RTM, Ronaldo Moura.