A transformação dos meios de pagamentos é uma realidade em curso. E entre alguns dos nomes importantes dentro desse processo estão o Banco 3.0, o Open Finance e o Banking as a Service.
Quando pensamos no Open Finance, por exemplo, estamos falando do sistema bancário aberto. Nele, as pessoas físicas e jurídicas compartilham voluntariamente seu histórico e dados bancários com outras instituições financeiras.
A adesão de pessoas físicas, somente entre dezembro de 2021 e abril de 2022, foi de 18%. Já entre os clientes que são pessoa jurídica, o crescimento foi de 60% nesse período.
Ao juntarmos esse cenário positivo com os novos modelos de banco, como o 3.0 e o BaaS, estamos entrando em um contexto fortemente marcado pela tecnologia e pelo digital.
Não é à toa que, de acordo com a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, 87% das empresas afirmaram que a alta expectativa do cliente em relação aos canais digitais e sua usabilidade impulsionaram a digitalização dos bancos.
E, ainda, 9 em cada 10 empresas afirmaram decidiram alavancar canais digitais como principal meio de relacionamento e forma de entregar melhor experiência ao cliente. São esses contextos que mostram a força da transformação. Ao mesmo tempo que revela fortemente o cenário atual, corrobora para o futuro.
O que esperar do futuro bancário?
Tecnológico e digital. Esse é o futuro que o universo bancário nos reserva. É por isso que o crescimento do Open Finance, assim como de outros serviços apresentam um cenário promissor.
Para ajudar a entender como esse cenário se comporta, reunimos diversos dados que mostram não só a força desses meios de pagamento agora, mas também qual é a previsão para os próximos anos.
Por isso, faça o download do infográfico “O presente e o futuro dos meios de pagamentos: Banco 3.0, Open Finance, Banking as a Service e outras tecnologias” e entenda quais são as principais tendências!