PTEN

rtm-logo__1_

Compartilhe

Hub Fundos oferece flexibilidade na origem da portabilidade
PorRTM
Um homem aponta para a tela de um computador enquanto outro observa de trás.

A plataforma Hub Fundos, que automatiza e padroniza a comunicação entre players do mercado de fundos, ganhou uma nova funcionalidade, permitindo maior flexibilidade na origem da solicitação da portabilidade de cota, conforme previsto na resolução CVM 210. Desta forma, o processo pode ser iniciado na instituição de origem (cedente), de destino (cessionário) ou depositária central.  

A norma, prevista para entrar em vigor em 1º de julho de 2025, também exige o uso de um sistema que ofereça maior transparência dos prazos aos cotistas e a realização de transferências de custódia preferencialmente por meios digitais. O Hub Fundos já atende estas necessidades, permitindo operações automatizadas, padronizadas e altamente rastreáveis.  

Além disso, estão em desenvolvimento novas aplicações à solução que possibilitarão a transferência entre outras modalidades de distribuição (portabilidades com clientes diretos, além de PCO) e a otimização da experiência de consulta do status das portabilidades.

Atualmente, cerca de 80% do marketshare da indústria de fundos utiliza uma das funcionalidades da plataforma da RTM, com forte adesão por parte dos administradores e distribuidores. A perspectiva é de que a CVM 210 impulsione ainda mais esta adesão, chegando a 90% do mercado (quantidade de fundos) até o final do primeiro semestre de 2025.  

Saiba mais sobre o Hub Fundos aqui. 

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

Veja outras notícias relacionadas

Orquestras da ONG Agência do Bem se apresentando no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro durante comemoração ao aniversário de 20 anos.
RTM é homenageada em celebração de 20 anos da ONG Agência do Bem
noticia-red-hat-ecosysten-innovation-awards
RTM recebe menção honrosa no Red Hat Ecosystem Innovation Awards 2026
Projeto de Lei 2926/23
Interchange: entenda o que é a taxa e como monitorá-la