PTEN

rtm-logo__1_

Compartilhe

Hub Fundos oferece flexibilidade na origem da portabilidade
PorRTM
Um homem aponta para a tela de um computador enquanto outro observa de trás.

A plataforma Hub Fundos, que automatiza e padroniza a comunicação entre players do mercado de fundos, ganhou uma nova funcionalidade, permitindo maior flexibilidade na origem da solicitação da portabilidade de cota, conforme previsto na resolução CVM 210. Desta forma, o processo pode ser iniciado na instituição de origem (cedente), de destino (cessionário) ou depositária central.  

A norma, prevista para entrar em vigor em 1º de julho de 2025, também exige o uso de um sistema que ofereça maior transparência dos prazos aos cotistas e a realização de transferências de custódia preferencialmente por meios digitais. O Hub Fundos já atende estas necessidades, permitindo operações automatizadas, padronizadas e altamente rastreáveis.  

Além disso, estão em desenvolvimento novas aplicações à solução que possibilitarão a transferência entre outras modalidades de distribuição (portabilidades com clientes diretos, além de PCO) e a otimização da experiência de consulta do status das portabilidades.

Atualmente, cerca de 80% do marketshare da indústria de fundos utiliza uma das funcionalidades da plataforma da RTM, com forte adesão por parte dos administradores e distribuidores. A perspectiva é de que a CVM 210 impulsione ainda mais esta adesão, chegando a 90% do mercado (quantidade de fundos) até o final do primeiro semestre de 2025.  

Saiba mais sobre o Hub Fundos aqui. 

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Veja outras notícias relacionadas

foto lateral da fachada do Banco Central do Brasil com grafismos RTM
Resolução 6/2023 do Bacen: sua importância na prevenção de fraudes
Imagem de nuvens em com filtro sépia, grafismos da RTM e o texto: "Nuvem pública, privada ou multinuvem?"
Nuvem pública, privada ou híbrida: qual a melhor para o setor financeiro?
Imagem para ilustrar blog post sobre Secure by Design - dados com cadeados fechados ligados e um dado com cadeado aberto se ligando, mas com o fio vermelho como se tivesse sendo interrompido pelo cadeado fio vermelho
Secure by design: o que é e como aplicar no setor financeiro