A RTM lançou uma nova funcionalidade na solução Hub Fundos para facilitar e automatizar o processo de Due Diligence feito por gestores e distribuidores. A ferramenta é fruto de uma parceria com a iaas!, startup acelerada pela Darwin Startups, da qual a RTM é parceira corporativa.
O Due Diligence consiste basicamente em uma avaliação de risco quando há a intenção de firmar um relacionamento com um fornecedor ou contraparte, coletando diversos dados para análise de reputação. Hoje, esse processo ainda é muito realizado de forma manual, com a utilização do e-mail para troca de informações, gerando riscos operacionais.
Por meio do Hub Fundos, gestores e distribuidores poderão realizar este processo de Due Diligence em um sistema automatizado, que utiliza criptografia e cria uma trilha para auditoria, totalmente em conformidade com as regulações do setor e com a LGPD.
Algumas das principais vantagens são:
1. garantia da integridade dos dados coletados, pois não são deletáveis e impossíveis de serem adulterados;
2. ter um controle individualizado do processo de diligência, considerado como essencial na opinião de Daniel Maeda, superintendente da CVM, em evento organizado pela RTM; e
3. facilidade para realização de auditoria, assegurando que as informações serão guardadas por, no mínimo, cinco anos, conforme exigido pela CVM.
Em um mercado com mais de mil gestoras, a solução da RTM vem para oferecer mais segurança e praticidade no fluxo de informações, elevando o patamar dos processos de governança nas instituições.
Para entender como o Hub Fundos pode ajudar sua empresa, entre em contato com o nosso time preenchendo o formulário.