Logo RTM

Compartilhe

Hiperpersonalização de serviços com IA e vantagens do Open Finance em debate no RIW
PorRTM
Painelistas do Rio Innovation Week 2024 posam juntos no palco.

Inteligência artificial e Open Finance na inovação do mercado financeiro foi o tema principal de um dos painéis do Rio Innovation Week 2024, conferência global de tecnologia e inovação, com a participação do CEO da RTM, Marcio Castro. Ao lado de Deric Ferreira, CEO da BDM (Big Data Mining), Raquel Possamai, diretora executiva da Embratel, e Eduardo Prillwitz, CEO da Prill Tecnologia, Marcio debateu o papel do Banco Central do Brasil como promotor de grandes inovações recentes do setor financeiro e os benefícios do universo ‘open’, que pode usufruir da IA para análise de dados e personalização de serviços.

Ele abriu a conversa pontuando a competência do Banco Central ao criar três pilares fundamentais para a inovação. “O primeiro foi o Pix, que teve enorme sucesso, no qual a RTM fornece a infraestrutura básica. O segundo foi a criação do Open Finance, Open Insurance e o Open Gateway, ambientes para o compartilhamento de dados de forma padronizada e segura por meio de APIs, e por último, o Drex”, comentou.

O CEO da RTM ainda aproveitou para introduzir a relação da inteligência artificial com este universo, pois ela se torna essencial a partir do momento que é preciso analisar os dados coletados. “Costumo dizer sempre que tudo que é open, é 70% segurança, 20% integração ou API e 10% dado. O dado é o que todo mundo quer no final, mas para chegar nele é preciso ferramentas de analytics e a IA é a tecnologia mais avançada para isso”, concluiu.

Painel no Rio Innovation Week 2024

Deric, da BDM, endossou a opinião de Marcio destacando a possibilidade de personalização que a IA pode trazer neste processo. “A aplicação da IA no contexto open chegou para ajudar na recomendação inteligente de produtos e serviços, olhando para o momento do cliente. Não dá para dizer que a forma de falar com a Maria, de 70 anos, é igual à da Ana, que está no primeiro ano da faculdade. É preciso personificar a comunicação, ver quem está ali do outro lado para ajustar o tom, a mensagem e até o canal”, comentou.

“É um caminho sem volta, onde os bancos estão olhando como uma tendência forte”, completou Marcio. “A hiperpersonalização consegue interpretar o momento da vida da pessoa e oferecer, a partir disso, produtos que sejam adequados, que vão ajudar. Nada melhor que usar o máximo de analytics para chegar nesse ponto”.

Raquel, da Embratel, também ressaltou a inteligência do Banco Central nos últimos anos ao promover inovações que mudaram o mercado financeiro. “O Bacen foi muito sábio ao criar um novo momento para o Brasil. Hoje temos uma competitividade muito maior e mais inclusão. O Open Finance promove isso”, disse. “Por semana, temos mais de um bilhão de consultas de APIs que estão no mercado. Imagina a quantidade de produtos e serviços melhores e personificados que podem ser construídos. Isso pode melhorar nossa experiência como cliente”.

Eduardo, da Prill Tecnologia, relembrou que a primeira disrupção do setor financeiro foi a padronização da troca de informações entre instituições financeiras, facilitando a comunicação. “Em nossas primeiras experiências, não existia nenhum tipo de padronização. Fazer a sincronização de diferentes padrões e linguagens custava caro. Quando o regulador entrou neste processo, facilitou muito a troca de informações, e a primeira vantagem que começamos a ver é a possibilidade do cliente tomar melhores decisões”, afirmou.

O Rio Innovation Week 2024 se destaca não apenas pelos negócios gerados, mas também pelas discussões e pelo impacto que nas áreas de tecnologia, saúde, inclusão e sustentabilidade.

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Mulher negra sorri enquanto utiliza o celular para realizar um pagamento em uma maquininha. À sua frente, na mesa, há uma xícara de café azul.
    Mais de 180 bilhões de transações foram liquidadas via RTM em 2024 
    Duas mãos em meio ao grafismo da RTM entregando uma peça de madeira uma a outra
    Redes peer to peer de blockchain: como funciona no mercado financeiro?
    CEO da RTM, Marcio Castro em foto ornada os grafismos formando correntes para representar o Blockchain, assunto da entrevista
    CEO explica como o Blockchain as a Service pode incentivar a adesão à tokenização