O gerente de Segurança da Informação, Renan Barcelos, representou a RTM na RSA Conference 2024, um dos principais eventos de cibersegurança no mundo, realizado entre 06 e 09 de maio, em São Francisco, nos Estados Unidos. Com o tema “The art of possible” (A arte do possível), o congresso reuniu diversas lideranças internacionais para debaterem tendências no setor de segurança cibernética e as melhores práticas no enfrentamento de ameaças do presente e do futuro.
Confira abaixo as impressões de Barcelos sobre o evento e os assuntos abordados.
“Um dos painéis que mais me marcou foi o de abertura do evento, com o presidente executivo do RSA Conference, Hugh Thompson. Explicando o tema principal da conferência, “The art of possible”, ele destacou que a frase, por um lado, pode inspirar esperança, mas por outro, também serve como alerta, já que ameaças globais – novas e antigas, como ransomware e phishing – devem se tornar cada vez mais eficientes. Por isso, “nunca devemos subestimar o que é possível aos nossos adversários”. Mas, em contraponto, ele reforçou que a comunidade de segurança cibernética se tornará ainda mais poderosa se trabalhar coletivamente para minimizar riscos, especialmente com a ajuda da inteligência artificial e seu enorme potencial.
Thompson também enfatizou a importância do papel do CISO (Chief information Security Officer) para as estratégias das empresas e inovações que proporcionem mais segurança aos negócios. E finalizou seu painel ressaltando que a comunidade deve se manter cada vez mais unida, com companhias se ajudando mutuamente, para lidar de forma rápida e eficiente contra possíveis ataques.
Ao longo dos outros dias de conferência, outros temas tiveram espaços importantes nos debates.
➡ Gestão de Identidade de Acesso (IAM)
Recentemente, a “identidade” se tornou o alvo principal para criminosos cibernéticos, já que eles perceberam que roubar uma identidade era mais fácil que explorar vulnerabilidades mais complexas em certas estruturas. Neste cenário, mais do que nunca, as soluções de IAM vem ganhando força, ajudando empresas na prevenção de acessos não-autorizados aos seus sistemas.
➡ Priorização da segurança na nuvem nas empresas.
Soluções para proteção das aplicações, APIs e dados precisam estar no topo da atenção, já que invasões neste tipo de infraestrutura podem causar muitos prejuízos.
➡ Inteligência artificial
Tecnologia muito mencionada, principalmente como uma aliada na segurança, para auxiliar nas respostas a incidentes, detecção de fraudes e automações que se tornam mais assertivas com o aprendizado (machine learning).
Eventos como o RSA Conference conseguem unir os principais especialistas da indústria da segurança cibernética e compartilhar informações e práticas educacionais que ajudam diversos profissionais do setor a criarem equipes mais fortes e inteligentes, tornando empresas em ambientes ainda mais seguros”.