Jovens talentos apoiados pelo Instituto Rogerio Steinberg (IRS), que promove educação suplementar a crianças e adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em situação de vulnerabilidade social, estiveram no dia 25 de abril, na sede da RTM no Rio de Janeiro, para um desafio de robótica com a equipe RTM.
Utilizando kits robóticos (LEGO e /ou Plataforma Arduino) e empregando a metodologia ativa STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e a Aprendizagem baseada em Problemas (ABP), a dinâmica contou com a participação de 25 colaboradores de todas as áreas e níveis hierárquicos da empresa.
Essas metodologias contribuem para estimular o protagonismo dos participantes, a aprendizagem a partir da experiência, a colaboração e o trabalho em equipe, o planejamento, o erro como fator de construção de conhecimento, entre outros benefícios pedagógicos.
“É a união de uma atividade que incentiva a inovação, que é um valor da RTM, com um objetivo social, trazendo jovens talentos para estarem na empresa, interagindo com os funcionários. Esses jovens nos proporcionaram desafios que nos tiraram da nossa zona de conforto, oferecendo a oportunidade de desempenhar comportamentos essenciais no mundo corporativo”, comenta a analista de Segurança da RTM, Juliana Freitas Cerqueira dos Santos.
Ela destaca que a cultura da RTM ajudou muito para que a ação fosse ainda mais proveitosa. “Cultivamos a colaboração e conseguimos fazer os desafios de uma forma leve e divertida. Como temos um corpo de colaboradores muito plural, isso também favoreceu que várias possibilidades de soluções fossem apresentadas. Ter essa interação com jovens talentos em situação de vulnerabilidade também foi muito importante para expandir nossos olhares”, completa.
Na RTM, foram propostas três atividades: construir uma estrutura de 35cm como suporte para uma peça em formato de roda, que não poderia ser presa em nenhum ponto da torre; uma charada a ser decifrada enquanto a montagem da estrutura era realizada, e a concepção do design de um carro robô, montado com as peças do LEGO. Nesse desafio, em interação com os jovens, as equipes precisaram compreender pontos como a importância do tamanho dos eixos, acertar nas escolhas das peças, adequando o atrito com o piso, força do motor e frenagem.
O Desafio é uma oportunidade para que os colaboradores da empresa possam não apenas se desafiar, mas também estar engajados em um projeto social, interagindo com a temática da superdotação. A iniciativa ainda proporciona que o setor de Recursos Humanos possa trabalhar nos funcionários habilidades como liderança, comprometimento, resolução de problemas e empatia. “Houve um resgate de como ser criança, proporcionando o encontro de gerações numa troca muito rica e que nós valorizamos muito. Com a pandemia de Covid-19 e as mudanças que nos levaram ao modelo de trabalho híbrido se tornou ainda mais essencial que tenhamos momentos de interação e oportunidades de interatividade entre nossos colaboradores. Isso cria laços e favorece o ambiente de cooperação e trabalho em equipe, mesmo em uma realidade na qual eles não se encontram presencialmente todos os dias”, pontua Ligia Esquerdo Arentz, gerente de Gestão de Pessoas da RTM.