PTEN

rtm-logo__1_

Compartilhe

Bacen indica uso de HSM para certificados do Pix
foto lateral da fachada do Banco Central do Brasil com grafismos RTM

Uma das recomendações de boas práticas no Manual de Segurança do Pix, divulgado pelo Banco Central, é o uso de HSM no armazenamento de chaves privadas dos certificados digitais do Pix.  

Os certificados digitais autenticam pagamentos e instituições, garantem a integridade e a confidencialidade dos arquivos e comprovam a autoria das transações.  

As instituições participantes do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) devem possuir processos adequados para a gestão dos certificados, seja na sua geração, ativação ou revogação. Por isso, é essencial que se utilize mecanismos de segurança para zelar pela guarda das chaves criptográficas.  

Além disso, cada transação via Pix exige uma assinatura digital instantânea e o HSM garante uma latência constante para esse processo, protegendo o endpoint em ataques DDoS. 

Um ponto de dificuldade para grande parte das instituições – especialmente as de pequeno e médio porte – é a aquisição do hardware, que costuma ter um custo elevado e exigir um suporte especializado para configuração e manutenção.  

A solução para atender esta recomendação está na utilização da tecnologia via nuvem.  

“O HSM como Serviço da RTM, com contratação via cloud, permite manter a inviolabilidade dos certificados digitais em pagamentos via SPI ou SPB por um custo menor do que a versão on premise. Além disso, a implantação é bem mais rápida e garante um suporte especializado 24×7 com time experiente nos ambientes Pix e SPB”, declara o diretor de Cloud da RTM, André Nazário.  

O gerenciamento do equipamento de hardware é realizado pela equipe técnica, que entende a complexidade e as exigências regulatórias do mercado financeiro e de pagamentos. Além disso, a solução já é integrada a provedores de PSTI e soluções on-premises, proporcionando uma implantação padronizada e rápida. 

Saiba mais sobre como o HSM como Serviço da RTM pode ajudar sua instituição no Pix e no SPB entrando em contato

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

Veja outras notícias relacionadas

foto lateral da fachada do Banco Central do Brasil com grafismos RTM
Bacen indica uso de HSM para certificados do Pix
Mulher negra sorri enquanto utiliza o celular para realizar um pagamento em uma maquininha. À sua frente, na mesa, há uma xícara de café azul.
Nova feature permite maior visibilidade sobre taxas em pagamentos com cartão
noticia-bacen-bcb-519-520-521
Entenda as resoluções BCB nº 519, 520 e 521 e os impactos para as SPSAVs