A FIRA, empresa de inteligência regulatória, e a RTM reuniram representantes do mercado para debaterem o cenário atual e as tendências regulatórias no mercado de capitais, focando em como a tecnologia pode fortalecer a supervisão, ampliar a transparência e aumentar a eficiência deste ecossistema.
Entre os tópicos abordados no encontro, uma visão ficou clara: diferentes segmentos do mercado de capitais, como de Balcão e de Listados, vêm avançando com níveis distintos de maturidade, conforme a complexidade e dinâmicas próprias de cada ambiente.
O mercado de Balcão está em uma fase de consistente evolução, com iniciativas em curso para reforçar padronização, rastreabilidade e eficiência na supervisão. Já o mercado de Listados, apesar do alto nível de desenvolvimento, possui uma agenda de modernização que visa aumentar ainda mais automação, visibilidade e capacidade de resposta a riscos de PLD/FTP e possíveis práticas não equitativas, apoiando rotinas de compliance com maior eficiência operacional e melhor tratamentos dos dados.
A evolução desta cenário passa necessariamente pelo investimento em tecnologia e, principalmente, por um diálogo contínuo entre reguladores e os próprios participantes.
Contar com o apoio de plataformas que facilitam o atendimento às normas, conciliando compliance, governança e eficiência operacional, permite uma adaptação mais ágil e descomplicada.
Por isso, a RTM e a FIRA oferecem em parceria soluções que combinam inteligência regulatória e capacidade de supervisão, como market surveillance, PLD/FTP, background check e due diligence. Com a atuação da RTM como provedora de infraestrutura em cloud, há uma base robusta para integração e operação com segurança da informação e confiabilidade, requisitos essenciais para suportar operações críticas no setor financeiro.
Por fim, o encontro reforçou que a evolução do mercado passa por colaboração contínua entre autorregulação, infraestrutura e participantes – e por investimentos em tecnologia para ampliar previsibilidade, rastreabilidade e eficiência na supervisão.
por Aline Reginato, sócia executiva da FIRA, e Gabriel Neves, coordenador de Parcerias e Canais da RTM.


