A leitura sobre características e hábitos de quem investe no Brasil é essencial para criar e direcionar produtos financeiros com eficiência. Você sabia, por exemplo, que os bancos tradicionais são o tipo de instituição que lidera o conhecimento do brasileiro?
Isso mesmo! De acordo com um levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros (Anbima) publicado em 2022:
- 45% das pessoas entrevistadas lembram, em primeiro lugar, dos bancos (o percentual sobre para 68% quando o recorte reúne representantes das classes A e B);
- Os bancos digitais assumem a segunda posição, mencionados por 10% da população em geral e por 19% das pessoas de classes A e B;
- A poupança ainda é o produto financeiro mais utilizado por quem investe, sendo a opção de 23% dos respondentes investidores.
A fim de democratizar o mercado de investimentos e fomentar iniciativas nesse sentido, a RTM compilou os principais dados da pesquisa da Anbima junto a uma série de análises sobre vieses comportamentais em um E-book imperdível!
Saiba mais sobre o que você vai encontrar neste conteúdo!
Quem são os investidores brasileiros?
A pesquisa anual da Anbima incluiu, pela primeira vez, análises sobre características dos investidores por gênero e raça, considerando a diversidade no mundo dos investimentos. Outra novidade foi a inclusão das classes D e E nas apurações.
A RTM selecionou os dados mais importantes para apresentar um resumo desse retrato a você que opera na indústria de fundos de investimento!
Confira no material:
- Qual é a situação das mulheres brasileiras no setor?
- Como as pessoas LGBTQIA + preferem investir?
- O que podemos concluir quando avaliamos o perfil racial dos investidores?
Vieses comportamentais e as influências na aquisição de produtos financeiros
Um segundo passo depois de compreender quem é o investidor brasileiro e por que muitos deles ainda não fazem investimentos é conhecer vieses cognitivas capazes de interferir nas decisões relacionadas a produtos financeiros.
Com base em materiais da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), reunimos os atalhos mentais que comumente atrapalham nossas decisões. Você vai saber mais sobre vieses comportamentais sob a perspectiva de:
- Investidores;
- Poupadores;
- Consumidores.