PTEN

rtm-logo__1_

Compartilhe

Perfil do investidor brasileiro e os principais vieses comportamentais
PorRTM
Um cofre no formato de porquinho e várias moedas ilustram a capa do guia sobre o perfil do investidor brasileiro produzido pela RTM.

A leitura sobre características e hábitos de quem investe no Brasil é essencial para criar e direcionar produtos financeiros com eficiência. Você sabia, por exemplo, que os bancos tradicionais são o tipo de instituição que lidera o conhecimento do brasileiro?

Isso mesmo! De acordo com um levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros (Anbima) publicado em 2022:

  • 45% das pessoas entrevistadas lembram, em primeiro lugar, dos bancos (o percentual sobre para 68% quando o recorte reúne representantes das classes A e B);
  • Os bancos digitais assumem a segunda posição, mencionados por 10% da população em geral e por 19% das pessoas de classes A e B;
  • A poupança ainda é o produto financeiro mais utilizado por quem investe, sendo a opção de 23% dos respondentes investidores.


A fim de democratizar o mercado de investimentos e fomentar iniciativas nesse sentido, a RTM compilou os principais dados da pesquisa da Anbima junto a uma série de análises sobre vieses comportamentais em um E-book imperdível! 

Saiba mais sobre o que você vai encontrar neste conteúdo!

Quem são os investidores brasileiros?

A pesquisa anual da Anbima incluiu, pela primeira vez, análises sobre características dos investidores por gênero e raça, considerando a diversidade no mundo dos investimentos. Outra novidade foi a inclusão das classes D e E nas apurações.

A RTM selecionou os dados mais importantes para apresentar um resumo desse retrato a você que opera na indústria de fundos de investimento!

Confira no material:

  • Qual é a situação das mulheres brasileiras no setor?
  • Como as pessoas LGBTQIA + preferem investir?
  • O que podemos concluir quando avaliamos o perfil racial dos investidores?

Vieses comportamentais e as influências na aquisição de produtos financeiros

Um segundo passo depois de compreender quem é o investidor brasileiro e por que muitos deles ainda não fazem investimentos é conhecer vieses cognitivas capazes de interferir nas decisões relacionadas a produtos financeiros. 

Com base em materiais da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), reunimos os atalhos mentais que comumente atrapalham nossas decisões. Você vai saber mais sobre vieses comportamentais sob a perspectiva de:

  • Investidores;
  • Poupadores;
  • Consumidores. 


>> Faça o download do E-book “Vieses comportamentais e a influência nas decisões dos investidores: um guia para profissionais de investimentos” e fique por dentro do assunto!

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Imagem da mesa de operações Trade Solution em cima de uma bancada de madeira.
    Diferenciais de uma plataforma integrada para mesa de operações financeiras
    imagem-artigo-marcio-tokenizacao
    Tokenização de ativos: como contribuir com a evolução deste mercado no Brasil?
    imagem-noticia-machine-learning-swift
    Ferramenta de machine learning traz maior eficiência ao Filtro Swift