PTEN

rtm-logo__1_

Compartilhe

Perfil do investidor brasileiro: principais tendências
PorRTM
Um cofre no formato de porquinho e várias moedas ilustram a capa do guia sobre o perfil do investidor brasileiro produzido pela RTM.

O perfil do investidor brasileiro está mudando cada vez mais rápido. O “8º Raio X do Investidor Brasileiro”, divulgado em 2025 pela ANBIMA, revela um cenário estável na intenção de investir, aumento da participação feminina em 2025 e digitalização das decisões financeiras.

Ao mesmo tempo, mais da metade da população adulta do país ainda não investe, o que mostra um mercado em expansão e cheio de desafios.

Neste artigo, confira os dados mais relevantes da pesquisa e as tendências que instituições financeiras devem observar para se conectar a esse novo perfil de investidor!

Investidor brasileiro: 8° Raio X da ANBIMA

O total da população brasileira é de 160 milhões. E, segundo o 8° Raio X da ANBIMA, apenas 37% investe, ou seja, 59 milhões de pessoas. Dos 101,4 milhões que ainda não investem, 18 milhões indicam intenção de começar a investir, com a migração de suas economias para o mercado financeiro.

A segurança financeira é a principal vantagem percebida ao investir, tanto dentre pessoas que já são investidoras e por aquelas que ainda não começaram.

Os produtos mais buscados pelos investidores são:

A compra de imóveis, segundo a pesquisa, é o principal destino para o retorno dos investimentos (31%). Em segundo lugar, 19% afirmam que manterão os recursos aplicados. Ainda, 1 em cada 10 pessoas investidoras aplica recursos com foco na aposentadoria.

Na análise por faixas etárias, a geração X (entre 44 a 63 anos em 2024) e os millennials (entre 29 a 43 anos em 2024) são os que mais se preocupam em usar o dinheiro investido na velhice.

“Quem já tem a experiência de investir reconhece no retorno dos produtos financeiros uma proteção para o seu patrimônio. Esse é um fator que está diretamente relacionado à sensação de segurança que os investimentos podem proporcionar”, afirma Marcelo Billi, nosso superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação.

Quem são os investidores brasileiros?

O perfil atual revela maior diversidade:

  • Gênero: cerca de 33% das mulheres brasileiras (27 milhões) são investidoras, enquanto 41% dos homens investem, o que corresponde a 31,2 milhões de pessoas;
  • Idade: a média de idade dos investidores é de 43 anos;
  • Escolaridade: 42% tem ensino médio e 35% têm ensino superior;
  • Renda: 46% dos investidores são da classe C e 38% da classe A/B, enquanto 16% são da classe D/E.

Onde se concentram os investidores brasileiros?

Conforme a 8ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, o investidor típico hoje pertence à classe C, com renda familiar média em torno de R$ 6,3 mil mensais, possui ensino médio completo e reside majoritariamente na região Sudeste.

O Sudeste compreende 51% dos investidores, seguido do Nordeste, com 20% e o Sul, com 15%. O Centro-Oeste conta com 8% dos investidores e, por fim, o Norte com 6%.

Outro ponto é o meio que acontecem os investimentos: os aplicativos de bancos são o principal ambiente para as pessoas investirem. Em 2024, eles foram a primeira escolha de 49% dos entrevistados.

O que os brasileiros estão buscando ao investir?

A pesquisa mostra um movimento de construção financeira, com foco em metas como:

  • Segurança financeira – apontada por 43% dos investidores e 35% da população em geral como a principal vantagem de investir;
  • Retorno financeiro – motivação de 30% dos investidores e 25% da população em geral;
  • Compra de imóveis – destino desejado por 31% dos investidores, especialmente nas classes C e D/E;
  • Aposentadoria – meta para 11% dos investidores; sobe para 15% entre a classe A/B.

Um movimento importante pode ser identificado ao longo dos últimos anos: a queda nos percentuais de quem não identifica vantagens ao investir.

Considerando apenas quem investe, o volume caiu de 8%, em 2021, para 5%, em 2024. Ao avaliar a população em geral na mesma base de comparação, o recuo foi de 14% para 11%.

Tendências para o investidor brasileiro em 2025

Os dados apontam tendências claras:

  • Digitalização do relacionamento com instituições (inclusive via redes sociais e Open Finance);
  • Interesse em produtos focados em retorno, como moedas estrangeiras (68%), ações (59%), títulos públicos (50%), moedas digitais (51%);
  • Aumento do protagonismo feminino: 50% das mulheres que não investiram em 2024 pretendem começar em 2025;
  • Adoção gradual de ferramentas do Open Finance, inclusive para agregação e comparação de produtos.

Como as instituições devem responder a esse novo perfil?

Para acompanhar esse movimento, as instituições financeiras precisam mais do que bons produtos. São importantes:

  • Jornadas digitais intuitivas: processos simples, com menos etapas e linguagem acessível, para que investir seja tão fácil quanto usar qualquer app cotidiano;
  • Conteúdo educativo acessível: materiais em formato de vídeo, artigos curtos e simuladores que ajudem o investidor a entender produtos e tomar decisões seguras;
  • Segmentação e personalização com base em dados: uso de analytics e inteligência artificial para recomendar produtos adequados ao perfil, histórico e objetivos de cada cliente;
  • Infraestrutura segura e interoperável com o Open Finance: sistemas que garantem proteção de dados e, ao mesmo tempo, integração fluida entre diferentes serviços financeiros, dando ao investidor mais controle e confiança.

A confiança do investidor é conquistada com transparência, simplicidade e proximidade. O futuro do mercado de capitais depende da capacidade das instituições em traduzir dados e tecnologia em valor real para pessoas reais.

Continue acompanhando o nosso blog e aproveite para se inscrever na nossa newsletter!

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

Veja outras notícias relacionadas

Imagem de um celular com uma tela abrindo um app do Pix com grafismos ao fundo
Novas regulamentações do Pix para instituições de pagamentos
imagem-credenciadores-hub-conciliacao
Credenciadoras realizam monitoramento de interchange no RTM Hub Conciliação
imagem-noticia-normas-do-bacen
Normas do Bacen reforçam segurança no SFN: RTM pode apoiar na adaptação