Completando dois anos de operação em 2024, a plataforma Hub Fundos conquistou público e ainda mais robustez. No início do ano, ganhou duas novas funcionalidades: um due diligence automatizado e uma ferramenta para convocação e divulgação de eventos societários de forma digital.
A funcionalidade de due diligence no Hub Fundos automatiza o processo de avaliação de riscos e diligência de dados entre instituições, tornando-o mais fácil, prático e seguro para gestores e distribuidores. O sistema permite a criação e gestão de questionários, armazenamento de respostas e assinatura digital para efeitos comprobatórios, utilizando criptografia e totalmente em conformidade com as regulações do setor.
Já a ferramenta de eventos societários possibilita mais fluidez na comunicação para convocação de assembleias e divulgação de informações relevantes, proporcionando um fluxo padronizado e digital.
Marketshare em 80%
Também em 2024, a solução Hub Fundos alcançou a adesão de 80% do marketshare do mercado em pelo menos uma de suas funcionalidades: portabilidade, integralização de cotas, cadastro centralizado, due diligence e eventos societários. Em cerca de dois meses, entre julho e setembro, houve um crescimento de cerca de 20%.
“Este rápido crescimento da plataforma mostra sua relevância para a digitalização e automação de importantes processos, como portabilidade e integralização de cotas”, disse Aloísio Mota, head de Negócios da RTM.
Até o momento, foram realizadas mais de 70 mil transferências de cotas via Hub Fundos e transacionados cerca de quatro bilhões de reais.
Projeção para 2025
Até o final do 1º trimestre de 2025 é esperada a adesão de 85% do marketshare da indústria de fundos à solução, com os maiores administradores do mercado utilizando os sistemas para portabilidade de cotas e eventos societários. Além disso, a expectativa é que o Hub Fundos alcance o dobro de clientes até o fim de 2025.
A RTM também vem adaptando o Hub Fundos para atender uma das regras da CVM 210, que impõe mais flexibilidade no ponto de solicitação para portabilidade de fundos, podendo ser na instituição de origem, destino ou depositória central. A previsão de entrega é para o 1º semestre. Apesar disso, a plataforma já atende a necessidade por interfaces digitais nas solicitações de portabilidade, exigida pela norma.