Transformar uma instituição financeira por meio da tecnologia é um processo estratégico que visa aumentar sua eficiência operacional, segurança e competitividade.
A equipe de Tecnologia da Informação (TI) desempenha um papel crucial nesse cenário, com um contingente de 45,3 mil profissionais atuando no setor, representando um aumento significativo de 22% em relação ao ano anterior, segundo dados da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária de 2024.
Esse crescimento reflete a crescente importância da TI no setor financeiro, que tem sido fortalecido por tecnologias disruptivas como inteligência artificial, blockchain e análise de dados, que estão transformando as operações bancárias.
É uma equipe diversificada, composta por especialistas em desenvolvimento de software, análise de dados, infraestrutura, experiência do cliente, inovação digital, segurança cibernética e conformidade, mas que pode crescer ainda mais.
E o plano para 2024 é esse: a pesquisa da Febraban também revela que 56% dos bancos pretendem aumentar a quantidade de profissionais atuando na área de TI em uma taxa média de 28%, podendo chegar a 54,1 mil pessoas.
Quais as estratégias tecnologias e de investimentos das instituições?
Diante da valorização da tecnologia e a conexão com a equipe de TI, as instituições financeiras estão adotando tecnologias disruptivas para melhorar a competitividade e a eficiência.
A inteligência artificial (IA) é uma das principais inovações, utilizada para automação de processos, análise avançada de dados e personalização de serviços.
A computação em nuvem também merece destaque, sendo amplamente adotada para oferecer escalabilidade, flexibilidade e redução de custos operacionais, permitindo uma resposta ágil às demandas do mercado.
Além dela, iniciativas como o projeto Drex para moedas digitais de banco central e o uso de blockchain estão revolucionando as infraestruturas financeiras, promovendo maior eficiência e segurança nas transações.
Ainda, não se pode deixar de falar também da cibersegurança, uma prioridade, com investimentos significativos em infraestrutura e tecnologias especializadas para proteger dados sensíveis contra ameaças cibernéticas crescentes.
Quer entender com mais profundidade sobre TI estratégica no setor financeiro e as tecnologias envolvidas? Então baixe nosso e-book!