Sessenta por cento do mercado de fundos já utiliza a plataforma Hub Fundos, que está em operação há menos de dois anos. Hoje, a solução conta com cinco funcionalidades, proporcionando visibilidade e rapidez aos processos realizados pelos players desta indústria, como portabilidade de cotas de fundos, integralização, cadastro centralizado, due diligence e eventos societários.
“A plataforma veio para solucionar uma dor antiga do mercado, que é a padronização da comunicação entre os players do setor. O fato de cada instituição ter sua maneira de representar os dados faz com que os processos sejam mais demorados. O Hub Fundos resolve isso, tornando diversos processos, como aplicação e resgate, mais ágeis e transparentes, além de facilitar a trilha para auditoria”, conta Aloísio Mota, head de Negócios da RTM.
Um dos principais benefícios da solução é reduzir gargalos nas operações, como o tempo para uma portabilidade de cota, que pode levar até quatro vezes mais sem o Hub Fundos. Além disso, em épocas de maior volume, como meses de “come-cotas”, esta agilidade pode gerar um ganho em produtividade.
A RTM, uma empresa da ANBIMA e da B3, atua como um agente neutro neste meio, respeitando os requisitos regulatórios e o compliance do setor. E a integração ao sistema é facilitada, via API, com acesso por meio de um portal web, simplificando as operações.