Logo RTM

Compartilhe

Tokenização da economia: por que esse é o futuro do mercado financeiro?
PorRTM
Mulher executiva lê e-book sobre tokenização da economia no mercado financeiro em celular.

Entre os principais desafios que esse desenvolvimento encara, os três maiores podem ser entendidos como: A tokenização em finanças nada mais é do que o processo de conversão de ativos do mundo real em tokens digitais que podem ser negociados em um blockchain. 

Essa tecnologia permite que ativos tradicionais como imóveis, valores mobiliários, commodities e outros sejam convertidos em tokens que podem ser negociados com facilidade, segurança e transparência, sem intermediários desnecessários.

Mas o que se percebe aqui é que a longo prazo, a tokenização pode trazer muitos benefícios para a indústria de fundos, como a possibilidade de criar tokens para representar as cotas dos fundos, permitindo que os investidores comprem e vendam de forma fácil e rápida.

A tokenização de ativos financeiros como títulos, ações e fundos e o CBDC são os grandes usos do tema no mercado financeiro. No entanto, a tokenização também apresenta alguns desafios.

Desafios dos mercado de tokens

  • questão regulatória: as autoridades financeiras precisam garantir que as transações envolvendo tokens sejam seguras, transparentes e estejam em conformidade com as leis e regulamentos existentes;
  • segurança dos dados e dos recursos: os investidores podem ter dificuldade em garantir que suas transações sejam seguras e confiáveis;
  • falta de padronização: a grande quantidade de organizações emitindo tokens também pode gerar problemas de interoperabilidade e compatibilidade;
  • liquidez: apesar de permitir a divisão de ativos em unidades menores e mais acessíveis, isso também pode afetar a liquidez dos ativos. 

O que esperar para o futuro?

O tema da tokenização deve ganhar mais força nos próximos anos no Brasil, mas a falta de regulamentação ainda é um obstáculo. A partir daí, há também algumas tendências que ganham corpo.

Quer entender mais sobre esse assunto? Leia nosso e-book “Tokenização da economia: por que esse é o futuro do mercado financeiro?” e descubra!

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Duas mãos seguram dois blocos de madeira que se encaixam no ar representando o peer-to-peer.
    Peer-to-peer: conceito e aplicações no mercado financeiro
    Foto de Aloísio Mota, um homem branco vestido com terno preto e camisa social branca.
    Head de Negócios fala sobre criação do Grupo Consultivo para fundos
    Homem branco digita em um notebook enquanto trabalha em um ambiente com servidores. Ao lado da foto está escrito: Colocation no Data Center do mercado financeiro
    Colocation: vantagens de alocar seus servidores em espaços físicos