Logo RTM

Compartilhe

Saiba tudo sobre moeda digital e os impactos para instituições financeiras
PorRTM
Capa de e-book sobre moeda digital e seus possíveis impactos ao mercado financeiro.

A tecnologia sempre foi um drive do setor financeiro. Tanto que os investimentos nela crescem ano a ano, como mostra a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2021. Por trás disso estão duas grandes tendências: digitalização e desintermediação de serviços financeiros. Não é surpreendente, portanto, que uma força disruptora como as moedas digitais esteja sob a vista do regulador e dos agentes financeiros, para além dos mineradores. Mas de que tipo de olhar se trata?

Quando a moeda digital era sinônimo de bitcoin, o olhar lançado a ela era de desconfiança. Aspectos positivos do conceito, como acessibilidade, transparência e a segurança do blockchain, eram ofuscados por questões mais delicadas como falta de governança, alta volatilidade e riscos sobre o sistema financeiro.

Porém, mesmo diante da desconfiança, havia uma certeza: o modelo é promissor. E foi esse olhar de entusiasmo para o movimento que levou as autoridades financeiras a querer aproveitar os bons exemplos. Mas longe de copiar o que não serve a governança e estabilidade financeira, a ideia é reproduzir o conceito de moeda digital que nasceu com as criptomoedas dentro de um ambiente centralizado e regulado pelas autoridades monetárias. E então nasceu o conceito de CBDC (central banking digital currency), o dinheiro digital com lastro na moeda corrente dos países.

Não são poucos os bancos centrais que embarcaram nessa ideia. Segundo o Central Banking Digital Currency Tracker, dentro de 80% dos bancos centrais do mundo que estão estudando sobre o tema, grupo do qual o Bacen faz parte. 

E então, o que você precisa saber sobre as moedas digitais? Produzimos um e-book que reúne uma overview sobre o tema. Você verá:

  • conceito de moeda digital; 
  • tipos de moeda digital; 
  • o que é o real digital;
  • se vale a pena investir em moedas digitais; e
  • consequências do modelo sobre os operadores financeiros. 


Acesse agora o e-book Saiba tudo sobre moeda digital e os impactos para instituições financeiras. 

 


Confira também a expectativa do Banco Central do Brasil para o lançamento do Real digital no ConectaCast.
Fábio Araújo, coordenador dos trabalhos sobre moeda digital no Bacen, foi o convidado do episódio. 

 

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Imagem de homem pensativo a frente de um laptop dentro do grafismo da RTM com a pegunta escrita ao lado: "O que são contêineres em uma cloud?"
    Como colocar soluções em contêineres em uma cloud?
    Imagem ilustrativa com Renan Barcelos, gerente de Segurança da Informação da RTM para ilustrar matéria sobre sua participação em um Painel de evento sobre Cibersegurança
    Barcelos integra painel sobre segurança
    Imagem de divulgação do desafio Gen AI do Distrito que conta com o apoio da RTM
    RTM busca soluções de AI Generativa