Especialistas da RTM e da Red Hat se reuniram com clientes do mercado financeiro em São Paulo para falar sobre a evolução da finance cloud (nuvem financeira) com o OpenShift Autopilot, plataforma para aplicações em contêineres. André Nazário, diretor de Cloud da RTM, Alexandre Daltro, arquiteto de soluções do RTM Cloud Services, Fabrício Medeiros, gerente de parcerias da Red Hat, e Vagner Farias, arquiteto de soluções da Red Hat, explicaram a relevância desta parceria para o setor e, principalmente, como aproveitar os recursos do OpenShift Autopilot por meio da nuvem RTM Cloud Services para obter mais eficiência nas operações.
“A escolha da Red Hat como parceira foi estratégica, pois é uma empresa que traz soluções enterprise, indicando alta tecnologia e segurança, e que já está no dia a dia do mercado financeiro. A entrada do OpenShift Autopilot no portfólio de serviços do Cloud Services permite que o cliente acesse importantes ferramentas para facilitar o dia a dia dele e manter o foco nas aplicações. A gente combina a tecnologia Red Hat com a especialidade da RTM, que é o atendimento ao mercado financeiro, e, assim, traz uma suportabilidade de ponta a ponta, para que o cliente possa usufruir da plataforma sem se preocupar em cuidar da infraestrutura ou lidar com a complexidade dos serviços”, disse Daltro.
A RTM incorporou o OpenShift em sua nuvem, RTM Cloud Services, no final de 2023, ampliando sua infraestrutura de rede e a performance dos pagamentos instantâneos para o público final. Já em junho deste ano (2024), passou a ofertar ferramentas de IA e MLOps no OpenShift para clientes, permitindo que as instituições financeiras realizem a análise e o tratamento de dados sem a necessidade de configurar e gerenciar uma plataforma própria, extraindo valiosos insights, como comportamentos que possam indicar fraudes bancárias e avaliações para concessão de crédito.
“A parceria com a RTM vem crescendo mês a mês e ano a ano. Para nós, ela é extremamente importante porque, por meio dela, a gente consegue disponibilizar aplicações e produtos diretamente para o cliente final do setor financeiro. Temos a certeza de que, com a RTM, nosso produto está sendo utilizado em prol de fornecer boas soluções aos usuários. Esperamos ampliar ainda mais esta parceria, incorporando novas soluções”, concluiu Medeiros.