A RTM é a 7ª melhor empresa na categoria Serviços e Consultoria de TI em 2022 segundo o Ranking de líderes em inovação aberta divulgado pela 100 Open Startups. A premiação, realizada anualmente desde 2016, destaca as corporações líderes em Open Innovation com startups, buscando ampliar o reconhecimento e oportunidades de negócios entre elas.
A classificação final é baseada em uma metodologia de pontuação na qual são consideradas a quantidade e a intensidade dos relacionamentos de Open Innovation.
“Ficamos honrados com a premiação, pois a inovação sempre esteve no DNA da RTM. Nascemos de uma ideia disruptiva para o mercado financeiro na época. Por isso, sermos reconhecidos como líderes em open innovation é motivo de muito orgulho. E vamos seguir incentivando esse ecossistema para trazer novas contribuições ao setor”.
André Mello, CEO da RTM
Desde 2016, a RTM vem intensificando suas práticas de inovação aberta, firmando parcerias importantes com a aceleradora Darwin Startups e os laboratórios de inovações financeiras LIFT e LAB. Além disso, é associada da ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia) nas verticais de Fintech, Smart Cities & Conectividade e Security Tech.
Selson Gomes, coordenador de ecossistemas de Inovação na RTM, fala sobre a importância do prêmio e as ações inovadores que a empresa vem praticando nos últimos anos e os planos para o futuro.
O que significa estar em um ranking de empresas inovadoras no país para a RTM?
R: Estar no Ranking da 100 Open Startups é um indicador do engajamento da RTM com o ecossistema de inovação. A RTM está atenta e ativa neste ambiente, buscando se aproximar dos hubs de inovação e das startups para o desenvolvimento de produtos e construção de parcerias, de forma estruturada e direcionada para a geração de valor para todos. Tudo isso alinhado com os objetivos estratégicos da companhia. Figurar no ranking é um reconhecimento importante para os resultados obtidos nessa jornada, reforçando a abertura para relacionamento com o ecossistema e posicionando a RTM como uma das mais inovadoras do setor.
Por que este movimento de inovação é tão importante para a RTM?
R: A RTM está no mercado há mais de 25 anos e cumpre um papel importante oferecendo soluções completa de tecnologia para o mercado financeiro. O nosso amadurecimento da estratégia de inovação passa pela inovação aberta, que é uma realidade na empresa. Estamos focados em trazer novos produtos e serviços para o setor e os resultados já estão na praça, com soluções como HSM como serviço, Hub Fundos, Open Finance, Trade Solution, entre outros.
Quais são os próximos passos da empresa nesta área?
R: Estamos trabalhando para mapear e desenvolver novas oportunidades e, também, novas parcerias. Hoje temos o relacionamento com uma aceleradora de startups e participamos de fóruns de discussão de inovação no mercado financeiro. A ideia é expandir estas ações, se aproximando dos hubs de inovação, aumentando o engajamento com startups e scale-ups, e seguir buscando estabelecer parcerias. O objetivo é gerar valor para todos, de forma consistente e sustentável, diversificando o portfólio e atuando cada vez mais de forma digital.
Confira a lista completa de ganhadores do Ranking 100 Open Startups.