Logo RTM

Compartilhe

RTM anuncia solução Blockchain as a Service
PorRTM
Imagem ilustrativa para notícia sobre lançamento do Blockchain as a Service.

De olho na transformação digital, a RTM acaba de lançar uma infraestrutura robusta e segura de Blockchain as a Service para facilitar a realização de operações com ativos tokenizados. Desenvolvida em parceria com a BBChain, em ambiente neutro, a plataforma back-end multimercado permite ganho de escala ao democratizar, com custo viável, o acesso de diferentes players, de portes variados, à tokenização. A solução, que já roda dois casos de uso, passa a compor o portfólio de serviços tecnológicos da RTM, alinhada ao seu propósito de integrar o setor financeiro.

A blockchain é composta de uma rede de nós (computadores) que mantém uma cópia do registro de transações financeiras em um banco de dados descentralizado. Para que cada transação seja validada, são usados criptoativos como tokens RWA (real world assets), que são a representação digital de um ativo financeiro real, como imóveis, títulos, commodities, ações e cotas de fundos. Um exemplo dessa representação é o Drex, que será a moeda digital emitida pelo Banco Central do Brasil e que, quando estiver em operação, poderá ser integrado à infraestrutura de blockchain da RTM. 

“A rede blockchain neutra democratiza o acesso do setor financeiro à tokenização e traz eficiência, menos custos e mais agilidade ao ciclo de operação em transações financeiras, uma vez que viabiliza contratos inteligentes com operações integradas e evita erros operacionais”, afirma Marcio Castro, CEO da RTM, que destaca, ainda, a necessidade de nivelar a adequação de centenas de empresas do setor: “O papel da RTM é permitir que essa tecnologia chegue ao maior número de instituições para que o mercado de blockchain ganhe escala, contribuindo decisivamente para a transformação digital rumo à tokenização”.

Em novembro de 2023, a RTM havia anunciado o RTM Sandbox Drex, ambiente de teste que simula o projeto-piloto do Real Digital, também em parceria com a BBChain. A inovação foi o primeiro passo para o desenvolvimento da nova infraestrutura: “A partir do sandbox, a parceria evoluiu para uma infraestrutura mais ampla de rede blockchain, levando para o mercado uma forma segura e escalável com capacidade de atendimento para diferentes casos de uso”, conta André Carneiro, CEO da BBChain.

“O terceiro passo é a oferta de uma camada de soluções com contratos inteligentes para que o mercado operacionalize, por meio da Blockchain as a Service, serviços como pagamentos inteligentes, liquidação com Entrega contra Pagamento (Delivery versus Payment – DvP) no nível do cliente final”, completa Marcio Castro, CEO da RTM. 

Saiba mais acessando a página.

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    e-book-tecnologias-para-meios-de-pagamentos
    Tecnologias para meios de pagamentos:  tendências para acompanhar de perto
    Montagem com quatro fotos dos participantes dos episódios do videocast RTM Trends
    RTM Trends ganha novos episódios
    Foto do estande da RTM no Febraban Tech 2024 com movimentação de pessoas.
    Número recorde de visitantes em estande no Febraban Tech 2024