PTEN

rtm-logo__1_

Compartilhe

Perfil do investidor brasileiro e os principais vieses comportamentais
PorRTM
Um cofre no formato de porquinho e várias moedas ilustram a capa do guia sobre o perfil do investidor brasileiro produzido pela RTM.

A leitura sobre características e hábitos de quem investe no Brasil é essencial para criar e direcionar produtos financeiros com eficiência. Você sabia, por exemplo, que os bancos tradicionais são o tipo de instituição que lidera o conhecimento do brasileiro?

Isso mesmo! De acordo com um levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros (Anbima) publicado em 2022:

  • 45% das pessoas entrevistadas lembram, em primeiro lugar, dos bancos (o percentual sobre para 68% quando o recorte reúne representantes das classes A e B);
  • Os bancos digitais assumem a segunda posição, mencionados por 10% da população em geral e por 19% das pessoas de classes A e B;
  • A poupança ainda é o produto financeiro mais utilizado por quem investe, sendo a opção de 23% dos respondentes investidores.


A fim de democratizar o mercado de investimentos e fomentar iniciativas nesse sentido, a RTM compilou os principais dados da pesquisa da Anbima junto a uma série de análises sobre vieses comportamentais em um E-book imperdível! 

Saiba mais sobre o que você vai encontrar neste conteúdo!

Quem são os investidores brasileiros?

A pesquisa anual da Anbima incluiu, pela primeira vez, análises sobre características dos investidores por gênero e raça, considerando a diversidade no mundo dos investimentos. Outra novidade foi a inclusão das classes D e E nas apurações.

A RTM selecionou os dados mais importantes para apresentar um resumo desse retrato a você que opera na indústria de fundos de investimento!

Confira no material:

  • Qual é a situação das mulheres brasileiras no setor?
  • Como as pessoas LGBTQIA + preferem investir?
  • O que podemos concluir quando avaliamos o perfil racial dos investidores?

Vieses comportamentais e as influências na aquisição de produtos financeiros

Um segundo passo depois de compreender quem é o investidor brasileiro e por que muitos deles ainda não fazem investimentos é conhecer vieses cognitivas capazes de interferir nas decisões relacionadas a produtos financeiros. 

Com base em materiais da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), reunimos os atalhos mentais que comumente atrapalham nossas decisões. Você vai saber mais sobre vieses comportamentais sob a perspectiva de:

  • Investidores;
  • Poupadores;
  • Consumidores. 


>> Faça o download do E-book “Vieses comportamentais e a influência nas decisões dos investidores: um guia para profissionais de investimentos” e fique por dentro do assunto!

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    imagem-inbound-tecnologias-estrategicas
    TI estratégica no setor financeiro: como transformar sua instituição a partir da tecnologia
    imagem-noticia-rtm-evento-red-hat
    RTM e Red Hat falam sobre benefícios da parceria para instituições financeiras
    Homem em pé em uma data center segurando um tablet.
    Smart hands: como funciona e quais são suas aplicações?