Em estudo conduzido pelo Instituto de pesquisa Datafolha antes do anúncio do novo posicionamento, os clientes se mostraram bastante satisfeitos com o desempenho geral da RTM, que atingiu 51% de notas acima de nove pontos, um aumento de 5pp em relação à última avaliação aplicada em 2019 e de 15pp na de 2017.
O objetivo é avaliar a imagem e a força da marca no mercado, além de acompanhar e monitorar a satisfação dos usuários sobre produtos e serviços oferecidos, comunicação, canais de atendimento e suporte. Foram ouvidas 120 pessoas, entre gestores de TI e Telecom e representantes técnicos de bancos, corretoras, distribuidoras, assets e instituições de meios de pagamentos distribuídos por todo o território nacional, sendo 62% das empresas de São Paulo, 19% do Rio de Janeiro e 19% de outros estados.
Com quem falamos?
Perfil dos clientes na amostra
Como foi a evolução da RTM
Brand Awareness
O estudo foi feito antes do rebranding da RTM e por isso foram realizadas duas perguntas para avaliar a força da marca.
A primeira foi para citar a empresa mais lembrada em Telecom e Data Center para o Mercado financeiro, na qual a RTM obteve 27% das menções espontâneas contra 13% da segunda colocada.
A outra foi para avaliar se os clientes já enxergavam a RTM como HUB integrador de Soluções antes mesmo do novo posicionamento. E o resultado foi surpreendente: 20% da amostra citaram a RTM como top of mind de soluções tecnológicas para o setor financeiro, muito à frente da segunda empresa mais mencionada, com 5%.
Com a soma das duas, a RTM atinge top of mind total de 40%. Esse número cresce para 52% quando ela é citada nas três primeiras menções, mostrando conhecimento relavante da marca no setor (Awareness).
Avaliação do mercado
O NPS, metodologia para avaliar a experiência dos clientes com a marca RTM, mantém tendência de alta, com acréscimo de 6 pp em cada uma das duas medições anteriores de 2019 e 2017, indicando um aumento na aprovação e recomendação da empresa ao mercado.
O NPS, metodologia para avaliar a experiência dos clientes com a marca RTM, mantém tendência de alta, com acréscimo de 6 pp em cada uma das duas medições anteriores de 2019 e 2017, indicando um aumento na aprovação e recomendação da empresa ao mercado.
Em 2022, a melhora ocorreu com redução de 50% dos detratores em relação à última pesquisa.
Desempenho
A avaliação geral da RTM é extremamente positiva. O percentual dos clientes que avaliam seu desempenho com notas 9 ou 10 aumentou pela segunda medição seguida, chegando a 51%. Em 2019, atingiu 46% contra 36% em 2017. A solidez da marca é sustentada pela expertise no mercado financeiro, com a imagem fortemente associada à segurança e conhecimento das necessidades do cliente.
Média das últimas pesquisas
Destaques 2022
Destaques 2022
Pontos fortes
Perguntados sobre os pontos fortes da RTM, os clientes citaram espontaneamente diversos atributos, com destaque para suporte técnico eficaz, comprometimento com o cliente e disponibilidade dos links.
Em comparação com a pesquisa anterior, praticamente todos os itens apresentaram crescimento expressivo.
Suporte técnico eficaz
Comprometimento com o cliente
Disponibilidade e confiabilidade nos links
Expertise no mercado financeiro
Conhecimento das demandas/profissionais qualificados
Oportunidade de melhoria
Em relação aos pontos fracos, 28% da amostra não identificou pontos de fragilidade. Para 26%, os preços praticados poderiam ser melhores e 12% gostariam de estreitar relacionamento com a área comercial.
Produtos e serviços
Data Center e telefonia são os dois serviços mais conhecidos e utilizados pelos clientes, obtendo excelentes notas. Os produtos foram avaliados apenas pelos clientes que os utilizam. De modo geral, todos têm avaliação positiva.
Avaliação média
Aspectos Operacionais
Questionados sobre os aspectos operacionais da RTM, os entrevistados apresentaram alta concordância sobre segurança da informação dos dados trafegados na rede RTM e confiabilidade no acesso às informações e poucos concordam em flexibilidade para agregar novos serviços.
Avaliação média
Canais de Atendimento
Relacionamento
Cada canal de atendimento foi avaliado somente entre os clientes que utilizam o serviço.
De modo geral, a avaliação média melhorou em relação à 2019.
Avaliação média
Comunicação
Quarenta e sete por cento da amostra se dizem muito satisfeitos com a comunicação da RTM, 42% está satisfeito, enquanto 11% apresentam alguma insatisfação.